Guilherme Schmitz treina Fluminense e Seleção Sub-19
Home Categorias de base Guilherme Schmitz define título no Sub-19: ‘Sonho’
Categorias de base - Destaques - Seleção Brasileira - 2 de setembro de 2024

Guilherme Schmitz define título no Sub-19: ‘Sonho’

Brasil venceu a Argentina por 3 sets a 0 na decisão em Minas Gerais no último domingo (1)


Técnico do Fluminense, Guilherme Schmitz também comandou a Seleção Brasileira Feminina Sub-19 na conquista do Sul-Americano. Este foi o 17º título do Brasil, em 26 edições do evento. Na história, a Amarelinha conta ainda com três pratas e três bronzes.

– É um sonho realizado. Estou muito feliz com a conquista e grato por toda a caminhada da equipe até o título. Tivemos uma preparação maravilhosa, com a CBV nos dando todas as condições, e as meninas foram sensacionais. Só tenho a agradecer a toda comissão técnica, gestão da CBV, atletas e nossas famílias que vivem tudo isso conosco. Estamos muitos felizes em recolocar o Brasil no lugar mais alto do pódio na América do Sul – comentou Guilherme.

Na final da competição, realizada em Araguari (MG), o Brasil derrotou a Argentina, atual bicampeã, por 3 sets a 0, parciais de 25-18, 25-20 e 25-15, no último domingo (1/9). Além do título, o time comandado por Guilherme Schmitz garantiu vaga para o Mundial da categoria em 2025.

Além do técnico Guilherme Schmitz, os assistentes técnicos Marcelo Freitas, o Dentinho, e Luiza Scher, o preparador físico Roberto Athanásio e o estatístico Rafael Rodriguez foram campeões com a Seleção na competição também são profissionais do Fluminense.  O tricolor Dennys Gomes, auxiliar de quadra, também participou da preparação da equipe para a competição, mas ficou no Rio de Janeiro com o time adulto.

Ao longo da campanha invicta da Seleção, foram quatro vitórias em quatro jogos e nenhum set perdido. Este é o primeiro título de Guilherme como técnico de uma Seleção Brasileira. Em 2023, logo após assumir a categoria, o tricolor comandou a equipe no Mundial Sub-19 e ficou com a sexta colocação. Como assistente técnico da Seleção Sub-21, o técnico possui um ouro no Sul-Americano de 2022 e um bronze no Mundial de 2023. Como parte da comissão técnica da Seleção Sub-20, Guilherme também foi campeão sul-americano da categoria.

Na primeira fase, o Brasil venceu a Venezuela (25-10, 25-11 e 25-13) e o Peru (25-13, 25-19 e 25-17) no Grupo A e garantiu vaga na semifinal, quando eliminou o Chile (25-17, 25-19 e 25-19). Na disputa pelo título, foi a vez da equipe comandada por Guilherme Schmitz bater o maior rival, a Argentina (25-18, 25-20 25-15). Todas as partidas foram disputadas no Ginásio Poliesportivo General Mário Brum Negreiros.