Brasil
Home Seleção Brasileira Há quase 20 anos, Brasil conquistava sua segunda medalha de ouro olímpica
Seleção Brasileira - 29 de setembro de 2023

Há quase 20 anos, Brasil conquistava sua segunda medalha de ouro olímpica

Em Atenas-2004, Seleção masculina confirmava uma hegemonia no cenário internacional


O vôlei sempre foi uma modalidade popular e vitoriosa no Brasil, mas durante os anos 2000, a seleção masculina assumiu uma dominância poucas vezes vista em esportes coletivos. Um dos símbolos dessa fase, aliás, foi a conquista do ouro olímpico em 2004, em Atenas. Será que na próxima Olimpíada a história vai se repetir? Quem gosta de fazer previsões esportivas pode aproveitar o código promocional Betano para dar os seus palpites.

Em 2001, a chegada de Bernardinho à seleção masculina deu início a um período em que o time tornou-se quase imbatível. Em pouco tempo, o Brasil conquistou um Campeonato Mundial (2002), uma Copa do Mundo (2003) e três Ligas Mundiais (2001, 2003 e 2004). No entanto, a prova de fogo aconteceria nos Jogos Olímpicos de Atenas. Afinal, este é o principal evento esportivo do planeta, para o qual todos os povos voltam os olhos.

Além disso, como o Brasil, naquela época, ganhava poucas medalhas olímpicas, atletas e modalidades em que o país era considerado forte tinham uma carga de pressão altíssima. Para piorar, na edição de 2004, a equipe masculina de futebol ficou fora da Olimpíada. Portanto, o vôlei era a grande esperança do país.

Campanha

E a campanha em Atenas começou com um grande susto para o Brasil. A seleção perdeu o primeiro set para a Austrália no jogo de estreia. Apesar disso, teve tranquilidade para virar a partida e vencer por 3 a 1. Na sequência, a seleção foi crescendo e confirmando seu favoritismo, desbancando, ainda na fase de grupos, Itália (3 a 2), Holanda (3 a 1), Rússia (3 a 0) e Estados Unidos (3 a 1).

Tendo enfrentado seleções tradicionais e mostrado sua força, o Brasil foi confiante para as quartas de final. Mas no mata-mata não havia margem para erros, e o adversário seria a forte seleção da Polônia. Os dois primeiros sets foram difíceis, mas a seleção brasileira confirmou o favoritismo vencendo ambos, por 25 a 22 e 27 a 25. O terceiro, mais tranquilo, acabou 25 a 18 – dessa forma, o time comandado por Bernardinho garantiu sua vaga na semifinal.

Agora, o rival era o conjunto americano, e o Brasil não tomou conhecimento dos Estados Unidos, liquidando a fatura em 3 sets a 0. Dessa forma, a seleção chegava à final de mais um torneio importante e tinha a chance de marcar um período dourado do vôlei masculino.

A decisão contra a Itália aconteceu no dia 28 de agosto. Após a disputa dos dois primeiros sets, o placar mostrava 1 a 1. A tensão era evidente, mas a seleção não decepcionou os brasileiros e venceu os dois sets seguintes (25 a 20 e 25 a 22), garantindo a medalha de ouro e transformando aquela geração em uma das mais importantes da história do esporte brasileiro.