Bruno e Alison indicados ao Hall da Fama
Home Destaques Hall da Fama do vôlei: brasileiros fecham primeira fase em alta
Destaques - Internacional - 16 de abril de 2025

Hall da Fama do vôlei: brasileiros fecham primeira fase em alta

Brasil tem quatro das seis indicações para entrar no mais seleto grupo do voleibol mundial


O Hall da Fama do vôlei divulgou nesta terça-feira (15/4) a última parcial da votação para escolher os nomes que entraram na seleta lista na turma de 2025. Os brasileiros estão bem ranqueados, com quatro nomeações entre as seis vagas. Ao todo, foram mais de 160.ooo votos entre fãs de 100 países, entre os dias 1 e 14 de abril através do site oficial da premiação.

A ex-levantadora peruana Rosa García ficou em primeiro lugar. Depois, uma “chuva de brasileiros”. Campeões olímpicos em 2016, no Rio de Janeiro, Alison e Bruno Schmidt apareceram em segundo na votação popular, seguidos por Fabi, bicampeã olímpica na quadra. Outra dupla da praia terminou em quarto lugar na votação para o hall da fama: Ágatha e Bárbara Seixas, medalhistas de prata nos Jogos do Rio, em 2016.

Velho conhecido dos brasileiros, o técnico argentino Marcelo Mendez, multicampeão pelo Sada Cruzeiro, ficou em quinto lugar na votação inicial do Hall da Fama. Medalhista de bronze em Londres 2012 no vôlei de praia, Juliana ocupou a sexta posição.

Os vencedores não são automaticamente nomeados para a classe de 2025. Os seis primeiros indicados, selecionados pelo público, comporão uma “cédula dos fãs” que será computada juntamente com as demais cédulas oficiais do comitê de seleção para escolher os indicados de 2025, a serem aprovados pelo Conselho Diretor da premiação.

Os vencedores serão revelados no dia 19 de maio. A cerimônia de premiação acontecerá em 18 de outubro, na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos, onde o esporte foi criado.

O Brasil já conta com 23 homenageados no Hall da Fama, incluindo nomes como Giba, Fofão, Emanuel Rego, José Roberto Guimarães, Fernanda Venturini e Bernardinho, entre tantos outros. Em 2024, Zé Roberto e a ex-jogadora Ana Paula foram os últimos a entrar para a seleta lista.

Confira a lista completa de brasileiros no Hall da Fama:

Shelda e Adriana Behar
Nalbert
Renan Dal Zotto
Bebeto de Freitas
Giovane Gávio
Giba
​José Roberto Guimarães
Ana Paula Henkel
​Maurício Lima
José Loiola
​Larissa França Maestrini
Zé Marco
Ana Moser
Carlos Arthur Nuzman
Sandra Pires
Fofão
Bernard Rajzman
Emanuel
Bernardinho
Ricardo Santos
Sérgio Santos (Escadinha)
Jackie Silva
​Fernanda Venturini