
Hall da Fama do vôlei: Fabi e mais cinco brasileiros são indicados
Atualmente, Brasil conta com 23 personalidades homenageadas pela premiação
Seis atletas brasileiros estão entre os indicados para a classe de 2025 do Hall da Fama do Vôlei, em um ano especial para a modalidade, que completa 150 anos de história. A lista de elegíveis conta com 24 nomes de 13 países, distribuídos em cinco categorias: jogadores de quadra e de praia, tanto no masculino quanto no feminino, além de treinadores. A lista de brasileiros indicados reúne seis nomes de destaque no vôlei mundial.
No vôlei de quadra, Fabi Alvim, bicampeã olímpica, concorre a um lugar no Hall da Fama. No vôlei de praia feminino, Juliana Silva, maior vencedora do Circuito Mundial, com oito títulos, e medalhista de bronze em Londres 2012, está entre as indicadas. Agatha e Barbara Seixas, medalhistas de prata nos Jogos do Rio, em 2016, também estão na disputa.
Já no vôlei de praia masculino, o Brasil tem concorrentes de peso. Campeões olímpicos em 2016, no Rio de Janeiro, Alison e Bruno Schmidt completam a lista.
A votação popular está aberta e segue até o dia 14 de abril no site oficial da premiação. Além disso, um comitê especializado da organização avaliará os concorrentes antes da divulgação dos escolhidos, prevista para 19 de maio.
A cerimônia de premiação acontecerá em 18 de outubro, na cidade de Holyoke, Massachusetts, nos Estados Unidos, onde o esporte foi criado. O diretor executivo do Hall da Fama do Vôlei Internacional, George Mulry, destacou a relevância da premiação.
– As indicações de 2025 representam um grupo diverso e incrivelmente talentoso de indivíduos que definiram a excelência no nosso esporte. Estamos animados para convidar os fãs a participarem dessa celebração e fazerem suas vozes serem ouvidas, enquanto homenageamos aqueles cujos legados continuam a inspirar a comunidade global do vôlei – disse Mulry.
O Brasil já conta com 23 homenageados no Hall da Fama, incluindo nomes como Giba, Fofão, Emanuel Rego, José Roberto Guimarães, Fernanda Venturini e Bernardinho, entre tantos outros. Em 2024, o técnico tricampeão olímpico José Roberto Guimarães e a ex-jogadora Ana Paula Henkel foram os últimos a entrar para a seleta lista.
Confira a lista completa de brasileiros no Hall da Fama:
Shelda Bede e Adriana Behar
Nalbert Bitencourt
Renan Dal Zotto
Bebeto de Freitas
Giovane Gávio
Gilberto Godoy (Giba)
José Roberto Guimarães
Ana Paula Henkel
Maurício Lima
José Loiola
Larissa França Maestrini
Zé Marco de Melo
Ana Moser
Carlos Arthur Nuzman
Sandra Pires
Hélia Souza Pinto (Fofão)
Bernard Rajzman
Emanuel Rego
Bernardo Rezende
Ricardo Santos
Sérgio Santos (Escadinha)
Jackie Silva
Fernanda Venturini