Helena, renovada no Sesc, ganha chance na VNL
Ponteira de 19 anos não estará em quadra na estreia contra o Canadá, mas entra na lista de 18 convocadas para a Liga das Nações
A semana começou de forma especial para a jovem Helena. Na noite da última segunda-feira, ela comemorou a renovação de contrato com o Sesc RJ Flamengo por mais uma temporada e foi convocada para a disputa da Liga das Nações (VNL) com a Seleção Brasileira. Até então, a ponteira de 19 anos treinava como convidada no grupo comandado por José Roberto Guimarães.
O Brasil conta com 18 nomes para a competição, mas Helena está fora do jogo de estreia, contra o Canadá, nesta terça-feira (14/5), às 21h, contra o Canadá, no Maracanãzinho, já que o técnico José Roberto Guimarães só pode relacionar 14 atletas por partida. A Seleção está no Grupo 2, ao lado de Estados Unidos, Sérvia, China, República Dominicana, Tailândia e Coreia do Sul.
Para este primeiro confronto, além da ponteira, o treinador não contará com as opostas Lorenne e Tainara, e a central Thaisa. A primeira semana da VNL vai até o próximo domingo (19).
“É convocada!! E de contrato renovado!! ✅
Se antes era só um convite, agora a ponteira Helena está oficialmente convocada para a seleção brasileira. 🇧🇷
E, de quebra, aproveitamos para anunciar nossa primeira renovação para a temporada 2024/25.
Seguimos juntos, Helena!!!” postou o Sesc-RJ Flamengo no Instagram.
Rodagem com o grupo principal
Na última segunda-feira (14), o Brasil realizou um treino aberto no Maracanãzinho antes da estreia contra o Canadá Das 18 atletas, 16 foram utilizadas, com Thaisa e Lorenne poupadas em grande parte da atividade. As duas, inclusive, foram as únicas não utilizadas no jogo-treino contra a China, no domingo, na Urca, vencido por 3 a 2.
Zé Roberto não manteve na atividade uma clara formação titular. Alternou bastante as levantadoras Macris e Roberta com as mais variadas formações de extremidades: Kisy, Julia Bergmann e Ana Cristina; Rosamaria, Ana Cristina e Gabi; Kisy, Gabi e Ana Cristina. O mesmo valeu para as centrais e para as líberos.
E Helena já mostra que se sente em casa na Seleção. O treino contou com a presença de jogadoras da base do Flamengo, onde a jovem se desenvolveu. Uma delas, que atua como central, foi apresentada pela colega ao tricampeão olímpico Zé Roberto e realizou o sonho de tirar uma foto ao lado dele.