Houston estreia com virada na LOVB. Key Alves fica no banco
Com uma incrível virada, Houston estreou na League One Volleyball (LOVB) com vitória na noite desta quinta-feira (9/1). O time da líbero Key Alves derrotou Austin, no clássico do Texas, por 3 sets a 2, parciais de 25-27, 24-26, 25-22, 27-25 e 16-14.
A brasileira não foi utilizada pelo treinador italiano Massimo Barbolini. Como esperado, a alemã Anna Pogany, titular da seleção, foi a escolhida e atuou durante todo o duelo.
Vale lembrar que a LOVB tem uma regra diferente para líberos em comparação com as competições regidas pela Federação Internacional. Não é possível utilizar uma líbero para passar e uma para defender, com revezamento constante. A líbero escolhida como titular deve jogar todo o set, com a substituição podendo ocorrer entre uma parcial e outra.
Nas estatísticas do jogo, Pogany teve 44% de positividade no passe em 25 ações e ainda fez 15 defesas, o melhor número do Houston no fundamento.
Já no quesito pontuação, a campeã olímpica Jordan Thompson teve 18 acertos, mas não foi a maior pontuadora do Houston. A ponteira Jess Mruzik, um dos talentos revelados recentemente pela NCAA e incorporada ao time neste mês, marcou 19: 13 no ataque, cinco no bloqueio e mais um ace.
Pelo time de Austin, outro jovem talento americano brilhou. A oposta Madi Skinner, já utilizada na seleção adulta do país em 2024, fez 27 pontos: 22 no ataque, quatro no bloqueio e um no saque. A central Chiaka Ogbogu colaborou com 15, nove deles no block.