Irã ameaça desistir da VNL após vistos negados pelos EUA
Segundo os dirigentes iranianos, americanos não concederam vistos para três atletas
A delicada relação diplomática entre Irã e Estados Unidos teve mais um capítulo tenso na esfera esportiva. Nesta terça-feira (23/5), a agência de notícias iraniana Tasnim disse que a seleção masculina de vôlei do país pode desistir da Liga das Nações (VNL). O motivo seria a negativa americana de conceder vistos de entrada no país para três jogadores e dois membros da comissão técnica.
O Irã terá de jogar na cidade de Anaheim, na Califórnia, na terceira semana da VNL, entre 4 e 9 de julho. Amin Esmaeilnezhad, Arman Salehi e Esmaeil Mosafer seriam os atletas até aqui impedidos de entrar nos Estados Unidos. Os nomes dos integrantes da comissão técnica não foram revelados.
Na última temporada, o oposto Amin, um dos impedidos, foi o principal destaque da seleção do Irã. A agência de notícias garante que a Federação Iraniana já enviou um email de alerta ao presidente Ary Graça, da Federação Internacional (FIVB), preocupada com a situação com as autoridades americanas.
A estreia do Irã na edição de 2023 da VNL está marcada para o dia 6 de junho, no Japão, contra os donos da casa. Já os Estados Unidos enfrentarão a Holanda, em Ottawa, no Canadá, um dia depois.