
Irã elimina Filipinas com fim de jogo surreal no Mundial
A seleção do Irã encerrou o conto de fadas das Filipinas no Campeonato Mundial masculino de vôlei. Para decepção da torcida da casa, em Manila, vitória iraniana, de virada e de forma dramática, por 3 sets a 2, parciais de 21-25, 25-21, 17-25, 25-23 e 22-20.
Com o resultado, o Grupo A terminou com a Tunísia na liderança e os iranianos na segunda colocação. Filipinas e Egito foram eliminados. O adversário da dupla nas oitavas de final será definido após a partida entre China x República Tcheca, com o Brasil na torcida pelos asiáticos para não ser eliminado precocemente.
O JOGO
O duelo entre Irã e Filipinas era eliminatório, com o vencedor avançando e o perdedor ficando pelo caminho. O início dos mandantes foi empolgante, com o bloqueio ajudando na construção do 1 a 0. Para chegar ao empate, os iranianos contaram com a melhoria do saque a partir da segunda parcial.
Mas a surpreendente seleção filipina não se abalou e voltou a comandar as ações, ficando perto de vencer em quatro sets. No momento decisivo, porém, pesou a experiência do Irã, liderado por Hajipour e Poriya forçando o tie-break.
A parcial decisiva foi emocionante, com os iranianos abrindo 10 a 6. Com pontos em sequência no block, os filipinos reagiram e viram o ginásio se transformar em um caldeirão. Os donos da casa tiveram seis match points e chegaram a comemorar a vitória por 20 a 18.
Mas um pedido de desafio de Roberto Piazza mostrou toque na rede do bloqueador filipino. Na sequência, o emocional dos visitantes pesou e a incrível virada aconteceu.
Bagunas, com 22 pontos, Ordiales, com 21, e Espejo, com mais 15, foram os destaques filipinos na eliminação. Hajipour e Poriya terminaram com 22 cada para o Irã.
Vale lembrar que as Filipinas só disputam a competição com o benefício de ser o país-sede. No ranking mundial, estavam quase fora do top 100 e agora vão se colocando do grupo dos 80 melhores.