Arena com o nome de Isabel Salgado
Home Destaques Isabel é homenageada com nome em arena do legado olímpico
Destaques - Fora de Quadra - 7 de fevereiro de 2024

Isabel é homenageada com nome em arena do legado olímpico

Estrutura da Arena Carioca 3, no Parque Olímpico, se transformou em escola pública inaugurada nesta quarta-feira (7)


A craque Isabel Salgado ganhou uma homenagem importante e merecida nesta quarta-feira (7/2). A prefeitura do Rio inaugurou o Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, no Parque Olímpico da Barra. Esta é a primeira vez que um estádio olímpico é transformado em uma escola pública.

O equipamento foi anunciado como a maior escola da rede municipal de ensino, em cerimônia que contou com a presença de Maria Clara, Carol e Pedro Solberg, filhos da ex-jogadora, que morreu em 2022, além de autoridades como o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o prefeito Eduardo Paes.

A escola atenderá cerca de mil alunos, do primeiro ao nono ano, em tempo integral, e é formada por 24 salas de aulas, sala multiuso, sala de apoio pedagógico, refeitório, cozinha, vestiários e banheiros, além das instalações esportivas, com duas quadras e locais para a prática de judô, lutas, tênis de mesa e ginástica. As obras duraram 14 meses.

– O Brasil que nossa mãe acreditava é o que está aqui nesta criançada. Ela defendia o esporte como um instrumento de transformação social. Tudo o que ela queria era ver um programa de esportes voltado para a educação, para a construção da cidadania e para a possibilidade de um futuro com maiores oportunidades para essas crianças. Por isso, nenhuma homenagem traria mais alegria para ela e para a nossa família como dar nome a uma escola que integra a educação ao esporte. Isabel, nossa mãe, é presente e agora também é futuro – comemorou Maria Clara.

O espaço, que antes era conhecido como Arena Carioca 3, recebeu as competições de taekwondo e esgrima durante os Jogos Olímpicos e judô nos Jogos Paralímpicos. Até o início das obras da nova unidade educacional, a instalação atendia gratuitamente mais de duas mil pessoas por mês em atividades esportivas e culturais, que estão sendo realizadas provisoriamente na Arena Carioca 2, até serem transferidas em definitivo para o Velódromo.

– Lugar de criança é na escola estudando, para amanhã entrar no mercado de trabalho. Eu quero o jovem na escola, não quero o jovem no tráfico ou trabalhando. Ele vai ter a vida inteira para trabalhar e tem pouco tempo para estudar. Enquanto eu for presidente, a gente vai garantir tranquilidade para as mães verem os seus filhos sendo tratados decentemente na educação. Fico feliz que os filhos da Isabel estão aqui para ver que a mãe deles não foi só a maior jogadora de vôlei, ela se transformou num orgulho nacional – disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.