Itália, com direito a 25-8, elimina a Rússia no Europeu
Por vaga na decisão do Europeu feminino, Itália enfrentará a Holanda, na sexta-feira
A Itália está nas semifinais do Campeonato Europeu feminino de vôlei. E com uma aula diante da Rússia. Nesta quarta-feira, em Belgrado, na Sérvia, vitória da Azzurra nas quartas de final por 3 sets a 0, sem dó e piedade, parciais de 25-20, 25-8 e 25-15.
Você não leu errado, vôleifã! O segundo terminou com apenas oito pontos russos, uma verdadeira surra aplicada pelas italianas.
O passe da Rússia foi sofrível, para ser educado. Parecia um jogo de uma equipe profissional contra uma amadora. O placar apontava 3 a 3, quando a levantadora Alessia Orro, nova titular no lugar de Ofelia Malinov, foi para o saque. Ela saiu de lá com 16 a 4. Sergio Busato pediu tempos, trocou peças, viu as atletas errarem rotação, mas nada funcionou. Com a recepção em frangalhos, o ataque russo teve um aproveitamento pífio, com apenas 13% de acerto. E a parcial terminou no incrível 25 a 8.
O panorama do terceiro set foi um pouco menos vexatório, mas não que isso seja um elogio. O passe da Rússia seguiu dando prejuízo e a Itália jogou sempre com vantagem confortável no placar, até fechar o jogo em 3 a 0.
Entre as maiores pontuadores, a oposto Paola Egonu terminou com 15 pontos, 14 no ataque, com 51% de aproveitamento. A ponteira Elena Pietrini veio logo atrás, com 13. A jovem Arina Fedorovtseva, 17 anos, um dos alvos do saque italiano, terminou com apenas sete para a Rússia, sendo seis no ataque, com 27% de acerto. No passe, 41% de eficiência.
– O time russo é muito jovem, com boas jogadoras, mas creio que fizemos hoje o nosso melhor jogo no Campeonato Europeu – analisou a central Danesi.
Nas semifinais, a Itália vai enfrentar a Holanda. Do outro lado, a Turquia espera pela Sérvia, que nesta tarde joga com a França. Os jogos acontecerão na sexta-feira, às 12h e 15h (de Brasília), com transmissão pela Fox Sports (confira a programação de transmissões para o Brasil nesta semana).