
Itália, de vermelho e com jovens, vira sobre a Turquia
Neste sábado (24/5), chamar a Itália de Azzurra talvez não seja jornalisticamente tão correto. Com um uniforme em tons de vermelho, a seleção feminina italiana levou a melhor sobre a Turquia, de virada, por 3 sets a 2, parciais de 14-25, 25-22, 17-25, 29-27 e 15-9, pela segunda rodada do quadrangular de Modena.
Com o resultado, as donas da casa ficaram mais próximas do título. Neste domingo, as comandadas por Julio Velasco enfrentarão a Alemanha. Já as dirigidas por Daniele Santarelli duelarão com a Holanda. Todas as seleções estão em preparação para a Liga das Nações (VNL).
A Itália iniciou a partida com Cambi, Malual, Giovannini, Omoruyi, Munarini, Nwakalor e Moro (líbero). Já a Turquia começou com Ozdemir, Carutasu, Baladin, Erkek, Uyanik, Kalac e Yatkin (líbero). Ou seja: algumas mudanças nos dois times em comparação aos jogos da estreia, na sexta, e com raras possíveis titulares na VNL.
O início turco foi avassalador, abrindo 15 a 3, usando muito as extremidades com Erkek, Baladin e Carutasu. Velasco mexeu no time, mas a parcial já estava perdida. O esperado equilíbrio apareceu até a metade do segundo set, quando a Itália conseguiu abrir três pontos de diferença (21-18) e depois apenas administrou.
Com muitas falhas no passe no terceiro set, a Itália viu a Turquia pular na frente e rapidamente abrir uma cômoda vantagem (14 a 7). Novamente o treinador italiano mudou algumas peças, mas sem sucesso. A quarta parcial foi a melhor do jogo, com Degradi e Nervini, as ponteiras da Itália, ajudando a construir uma vitória emocionante por 29 a 27. No tie-break, as italianas assumiram o controle das ações e da metade da parcial em diante não deram mais chances para as turcas.
A oposta Malual liderou a Itália na pontuação com 21 acertos. A central Nwakalor colaborou com 13, seguida pelas ponteiras reservas Degradi (10) e Nervini (9). Pela Turquia, 18 acertos para a oposta Carutasu, 17 para a ponta Baladin e mais 13 para a meio de rede Uyanik.