Itália
Home Internacional Itália divide um grupo para Tóquio e outro para a VNL
Internacional - Liga das Nações - Tóquio-2020 - 10 de maio de 2021

Itália divide um grupo para Tóquio e outro para a VNL

Confira como ficaram as duas listas de Davide Mazzanti


A seleção italiana feminina foi dividida em dois grupos. Nesta segunda-feira, o técnico Davide Mazzanti anunciou que a Itália foi separada para dois diferentes objetivos: a disputa da Liga das Nações (VNL), em Rimini, e os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Assim, ele selecionou 15 atletas para os treinamentos para a Olimpíada e outras 17 para jogar a VNL em casa, com  um elenco mais jovem e sem as principais estrelas. Segundo a Federação Italiana, nenhuma atleta do grupo olímpico terá oportunidades na Liga das Nações. Por sua vez, destaques da disputa do torneio na bolha poderão se juntar aos treinos para a Olimpíada ao término da VNL.

Mazzanti anunciou que pretende levar três centrais para a Olimpíada, abrindo espaço para um total de seis jogadoras para as pontas e a saída de rede. Lembrando que a lista final para Tóquio terá apenas 12 nomes.

Na nota oficial, a ponteira Sylla, titular do Conegliano, foi anunciada como nova capitã, substituindo Chirichella.

– Foi um ano complicado e não consegui resolver os problemas físicos das jogadoras a tempo. Mesmo do ponto de vista da preparação, os tempos foram muito apertados, e também levei em conta as dificuldades de administrar do ponto de vista mental um verão vivido em uma bolha, principalmente para as meninas que na verdade nunca saíram de ele, como as de Conegliano. O ‘contra’ é obviamente o fato de que o grupo olímpico não poderá jogar partidas de alto nível: o calendário VNL, entretanto, não nos ofereceu testes válidos nas últimas duas semanas do evento para poder acelerar a preparação – explicou Mazzanti.

Veja como ficaram as duas listas:

Itália para a Olimpíada

Levantadoras: Alessia Orro (Monza), Ofelia Malinov (Scandicci), Giulia Gennari (Conegliano)

Oposto: Paola Egonu (Conegliano)

Centrais: Cristina Chirichella (Novara), Anna Danesi (Monza), Sarah Fahr (Conegliano), Raphaela Folie (Conegliano)

Pontas: Indre Sorokaite (Toyota Queenseis-JAP), Alessia Gennari (Busto Arsizio), Caterina Bosetti (Novara), Elena Pietrini (Scandicci), Miriam Sylla (Conegliano)

Líberos: Monica De Gennaro (Conegliano), Beatrice Parrocchiale (Monza)

Itália para a VNL

Levantadoras: Francesca Bosio (Chieri), Rachele Morello (Ravenna), llaria Battistoni (Novara)

Opostos: Sylvia Nwakalor (Firenze), Camilla Mingardi (Busto Arsizio)

Centrais: Sara Bonifacio (Novara), Marina Lubian (Scandicci), Alessia Mazzaro (Chieri), Eleonora Furlan (Trentino), Federica Squarcini (Monza)

Pontas: Anastasia Guerra (Firenze), Rebecca Piva (Ravenna), Giulia Melli (Trentino), Sofia D’Odorico (Trentino), Loveth Omoruyi (Conegliano)

Líberos: Chiara De Bortoli (Chieri), Eleonora Fersino (Bergamo)