
Itália: estreia de atleta de 13 anos em time adulto gera discussão
Com 13 anos, quase meses e 28 dias, Arianna Manfredini estreou no vôlei profissional da Itália e tem gerado muita discussão por lá.
Nascida em 2011, a líbero entrou em quadra pelo Casalmaggiore na partida contra o Concorezzo, nos playoffs contra o rebaixamento da segunda divisão italiana, no último sábado, quando o time tinha o match point com 24 a 16. Ao pisar na quadra, recebeu o carinho de algumas das companheiras de time.
Casalmaggiore venceu a partida por 3 a 0 e Manfredini entrou para a história como a atleta mais jovem a disputar uma partida do Campeonato Italiano em todos os tempos.
“É uma conquista extraordinária, que representa o resultado de muito comprometimento. Agora estou pronta para enfrentar novos desafios”, disse Arianna ao clube. “Gostaria de me tornar jogadora de vôlei, mas também gostaria de estudar medicina”.
De acordo com o Volleyball.it, a garota vinha se dividindo entre jogos das equipes sub-16 e sub-18 do Casalmaggiore até então. No dia seguinte ao jogo de estreia, ela foi assunto em diversos canais de televisão da Itália, sites especializados e jornais sem tradição na cobertura do esporte. O respeitado site Volleyball.it colocou em discussão o quanto o “conto de fadas” de uma menina tão jovem pode ser prejudicial, sendo colocada como centro das atenções de forma muito precoce na vida.