Itália
Home Destaques Itália fica sem a poderosa inversão, mas atropela Cuba
Destaques - Internacional - 24 de agosto de 2025

Itália fica sem a poderosa inversão, mas atropela Cuba


A Itália não encontrou dificuldades para conquistar a segunda vitória na fase de grupos do Campeonato Mundial feminino de vôlei. Neste domingo (24/8), na cidade tailandesa de Phuket, triunfo em sets diretos sobre Cuba, parciais de 25-9, 25-8 e 25-16.

O técnico Julio Velasco, desta vez, não pôde utilizar a inversão de 5-1. A levantadora Carlota Cambi, com um problema muscular na perna esquerda, foi relacionada como segunda líbero, apenas fazendo número no banco de reservas. Sem a substituta de Alessia Orro, a oposta Ekaterina Antropova ficou limitada a entrar em troca simples com Paola Egonu.

Mesmo sem uma de suas armas mais letais com a dupla troca, a Itália não encontrou dificuldade para vencer as cubanas. Luizomar de Moura gastou seus primeiros tempos no 6 a 1 e no 11 a 4, com o time sofrendo no passe e no ataque. Para ilustrar, Cuba fez apenas 20 pontos de ataque no jogo, enquanto a seleção italiana anotou 41.

Como a Itália sem tirar o pé do acelerador, a vitória foi concretizada de forma tranquila. Foram apenas 15 minutos na primeira parcial, por exemplo. Na segunda parcial, o brasileiro parou a partida com 0-5 e pediu para as atletas desfrutarem a oportunidade do duelo com as campeãs olímpicas em Paris.

A partir da metade do segundo set, Julio Velasco passou a dar oportunidade para algumas reservas e manteve apenas Orro e De Gennaro para a terceira parcial, permitindo que Cuba tivesse seus únicos momentos no comando do placar. Egonu liderou o jogo na pontuação com 12 acertos e 66% de aproveitamento ofensivo.