
Itália joga para o gasto, vence e confirma Brasil em segundo lugar
A liderança da fase de classificação da Liga das Nações feminina de vôlei (VNL) de 2025 é da Itália. Neste domingo (13/7), mesmo sem uma grande atuação, a Azzurra manteve a invencibilidade na competição, passando pela Holanda por 3 sets a 0, parciais de 25-23, 28-26 e 25-18, em Apeldoorn (HOL).
Foram 12 vitórias em 12 jogos da seleção italiana, atual campeã da VNL e dos Jogos Olímpicos de Paris. O triunfo de hoje fez a equipe de Julio Velasco ultrapassar novamente o Brasil na classificação da Liga das Nações. As duas seleções ficarão assim em lados diferentes da fase final em Lodz (POL), podendo se encontrar apenas numa hipotética disputa por medalha de ouro ou de bronze.
Depois de ser decisiva na virada sobre a Turquia, Ekaterina Antropova foi titular na saída de rede da Itália diante das holandesas. E, para comprovar que a ideia de Velasco de bancar Paola Egonu foi boa, os números são aliados do treinador. Antropova foi a maior pontuadora do confronto com 25 acertos.
Destes, ela marcou 12 apenas no primeiro set, um número impressionante. A oposta também marcou em todos os fundamentos hoje: 20 no ataque, com 58% de aproveitamento, três no bloqueio e mais dois no saque.
Velasco também rodou o elenco, utilizando Linda Nwakalor como titular no meio de rede, Stella Nervini na ponta e Eleonora Fersino como líbero. Do segundo set em diante, Gaia Giovannini foi a outra ponteira.
Do lado da Holanda, uma despedida até honrosa diante da sua torcida. Nas duas primeiras parciais, a equipe levou as italianas ao limite. A oposta Elles Dambrink liderou as donas da casa na pontuação com 16 acertos.