Itália receberá as finais da Champions League
Turin será palco das decisões masculina e feminina no dia 20 de maio
A Confederação Europeia de Vôlei (CEV) anunciou, nesta sexta-feira (10/3), a cidade de Turin, na Itália, como sede das finais da Champions League de 2023. No dia 20 de maio, o Pala Alpitour receberá as finais masculina e feminina do principal torneio de clubes da Europa.
“O evento revolucionário apresentado pela primeira vez pelo CEV em 2019 combinará o vôlei de alto nível com uma experiência imperdível em um país – a Itália – que se tornou sinônimo de voleibol de elite após a impressionante sequência de sucesso de suas seleções e clubes”, escreveu a Confederação Europeia, elogiando as conquistas recentes da Azzurra.
O local finais deste ano, o Pala Alpitour, é um legado das Olimpíadas de Inverno de 2006, quando sediou a competição de hóquei no gelo. Mais recentemente, a arena de última geração foi palco do Final Six do Campeonato Mundial masculino de vôlei em 2018, com a Polônia conquistando na época seu segundo título consecutivo.
As Finais da Champions League regressam pela segunda vez à Itália após a edição de 2021 disputada em Verona em circunstâncias muito desafiantes por conta da pandemia do coronavírus, sem público. O título da competição valerá um prêmio de 500 mil euros (aproximadamente R$ 3 milhões) para o time campeão.
A Champions League 2022/2023 está atualmente nas quartas de final, com a presença de vários times italianos entre os oito melhores de cada naipe: Conegliano, Milão e Novara, no feminino; Perugia, Trentino e Civitanova, no masculino. Será que algum deles estará presente em Turin em maio?