Itália
Home Destaques Itália tem trabalho com dominicanas, mas estreia com vitória
Destaques - Paris-2024 - 28 de julho de 2024

Itália tem trabalho com dominicanas, mas estreia com vitória

Dominicanas erraram demais na confronto de estreia em Paris-2024


Campeã da Liga das Nações neste ano, a Itália começou sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris com dificuldades, mas vencendo. Neste domingo (28/7), triunfo sobre a República Dominicana por 3 sets a 1, parciais de 25-19, 24-26, 25-21 e 25-18.

Com Turquia e Holanda como outros rivais no Grupo C, a seleção italiana pode se garantir nas quartas de final com mais um resultado positivo na segunda rodada. As caribenhas, por sua vez, sabem que o confronto direto pela vaga deve acontecer contra as holandesas, pensando em um dos dois lugares das terceiras colocadas na fase seguinte.

As dominicanas erraram demais no primeiro set. Foram 11 pontos dados de graça, incluindo dois erros de rotação. Marcos Kwiek distribuiu algumas broncas depois de falhas em saques não forçados principalmente. Mesmo com Paola Egonu com apenas 27% no ataque, a Itália venceu sem sustos.

A Itália abriu rapidamente 6 a 2 na abertura do segundo set. Mas a República Dominicana conseguiu colocar os nervos no lugar, estabilizar a virada de bola e passar a incomodar com o saque. Assim o placar chegou a 11 a 11. Os erros das caribenhas, porém, voltaram a aparecer e novamente a Azzurra abriu grande vantagem (18-12). O treinador brasileiro mexeu em diversas peças e viu a reação acontecer, obrigando Julio Velasco a pedir tempo no 23 a 22. O jogo se transformou na reta final, com belos rallies, muitas pancadas de Gaila Gonzalez e as caribenhas se aproveitando de um momento ruim de Egonu no ataque para empatar a partida.

A virada mudou o panorama do duelo. As italianas, com um semblante mais preocupado, e com mais dificuldade na virada de bola. E as dominicanas mais soltas, com bom volume de jogo, e aproveitando os contra-ataques. Mas o fator Egonu pesou no saque e no ataque, voltando a colocar a Azzurra em vantagem.

A destacar ainda a boa entrada da jovem ponteira Gaia Giovannini no lugar de Caterina Bosetti, ajudando a Itália a controlar todo o quarto set. Egonu e Gonzalez terminaram como as maiores pontuadoras, com 25 e 21 acertos, respectivamente.