
Itália testa nova formação na conquista de torneio amistoso
A seleção masculina de vôlei da Itália faturou, neste domingo (31/8), o título do quadrangular de Turin, ao vencer de virada a Holanda por 3 sets a 1, parciais de 23-25, 25-22, 25-20 e 25-19. O técnico Ferdinando De Giorgi aproveitou para testar uma nova formação.
Sem Yuri Romanò, lesionado, o treinador da Azzurra deixou Kamil Rychilicki no banco de reservas, atuando com três ponteiros: Francesco Sani (improvisado na saída), Mattia Bottolo e Luca Porro. Da conhecida base titular, apenas o levantador Simone Giannelli foi escalado. Os demais jogadores iniciais foram Giovanni Sanguinetti, Roberto Russo e Domenico Pace.
No terceiro set, Ricardo Sbertoli assumiu o levantamento, deixando apenas os considerados reservas em ação. Bottolo, com 20 pontos, liderou a Azzurra, à frente de Sani (17 acertos) e Sanguinetti (16). Pela Holanda, definitivamente sem Nimir Abdel-Aziz, Michiel Ahyi foi o maior pontuador com 12 acertos.
A Itália agora dá dois dias de folga aos atletas antes da viagem para Tóquio, no Japão, onde fará a aclimatação na Ásia antes da disputa do Campeonato Mundial nas Filipinas.
– Jogamos três jogos com formações diferentes e isso nos permitiu testar muitas soluções. Há coisas para melhorar, como é natural, mas vi os meninos muito prestativos e constantemente engajados na busca de soluções de jogo e no desejo de vencer. Esta noite nos alinhamos com os três ponteiros e Sani se adaptou ao papel de oposto. Ele foi muito bem. Em um Campeonato Mundial, você também precisa ter a capacidade de mudar para encontrar saídas diferentes que possam eventualmente nos garantir em momentos difíceis – analisou o técnico da Itália.
No outro jogo do encerramento do torneio de Turin, a Turquia venceu a Alemanha por 3 sets a 1 (31-29, 25-16, 21-25 e 25-19).