Fotos Europeu Itália
Home Destaques Itália voltará a ser sede do Europeu masculino em 2026
Destaques - Internacional - 25 de março de 2024

Itália voltará a ser sede do Europeu masculino em 2026

Quatro sedes dividirão os jogos do Campeonato Europeu masculino de 2026


Depois do sucesso da edição de 2023, cujo impacto econômico foi estimado em cerca de 234 milhões de euros, o Campeonato Europeu masculino de vôlei voltará para a Itália em 2026. Os atuais campeões mundiais terão a oportunidade de disputar o torneio continental em casa pela segunda edição consecutiva. O Europeu já tinha outros co-organizadores previamente confirmados: Bulgária, Finlândia e Romênia.

– A decisão de confiar à Federação Italiana de Voleibol a realização deste evento prestigiado e de grande escala é uma prova da nossa cooperação contínua e bem sucedida e, ao mesmo tempo, do seu compromisso inabalável com o avanço do nosso esporte. Ao nomear a Itália como co-organizadora do Europeu masculino de 2026, desejamos capitalizar o valioso legado da edição de 2023 e levá-lo para o próximo nível – afirma o presidente do CEV, Aleksandar Boricic.

A Itália sediou o primeiro Campeonato Europeu masculino em 1948. Desde a criação do CEV em 1973, o país realizou as edições de 2005 e 2015 (juntamente com a Sérvia e Montenegro e a Bulgária, respetivamente), bem como o evento de grande sucesso do ano passado. – com partidas disputadas em Bologna, Perugia, Ancona, Bari e Roma.

– Foram dias muito intensos e gratificantes para nós. Na semana passada, tivemos a oportunidade de nos reunir com vários ministros que apoiaram financeiramente o Europeu do ano passado, que foi considerado unanimemente um sucesso retumbante. Com o mesmo espírito de cooperação, estamos agora prontos para mergulhar nesta nova e emocionante aventura, na qual tentaremos deixar um legado adicional para o crescimento do esporte – disse o presidente da Federação Italiana de Voleibol, Giuseppe Manfredi.

Tal como acontece desde 2019, o Europeu contará com 24 equipes – os quatro co-organizadores mais oito qualificados diretamente de acordo com a classificação final da edição de 2023 (Polônia, Eslovênia, França, Holanda, Sérvia, Ucrânia, Alemanha, e Portugal) e mais 12 que irão garantir o seu bilhete através das eliminatórias agendadas para 2024 e 2025. Os vencedores do Europeu de 2026 terão a classificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.