Itambé/Minas: novo ciclo e meta de voltar ao topo
Sem conquistar a Superliga há 15 anos, clube faz contratações pontuais e mantém a base que agradou no último ano
Sete vezes campeão da Superliga masculina e vice nas duas últimas edições, o Itambé/Minas inicia a temporada com sede do principal título nacional, que não vem há 15 anos. A entrada do patrocinador máster que antes exibia seu nome no time feminino e a maturidade de um grupo que se solidifica a cada ano marcam o início de novo ciclo cercado de expectativas.
A equipe segue sob o comando de Nery Tambeiro, que vem ajudando a impulsionar jovens talentos da base para o adulto. Sem o mesmo poder econômico do rival Sada/Cruzeiro nos últimos anos, o clube se colocou como uma das grandes forças do país e só perdeu o título da Superliga 2021/2022 no jogo 3 da decisão. Na Copa Brasil, bateu o Vôlei Renata e levantou a taça pela primeira vez para encerrar o jejum de conquistas nacionais.
Os reforços foram pontuais, uma vez que o Minas apostará na base que deu o que falar na última temporada. Seguem no grupo o levantador William, campeão olímpico na Rio 2016, os centrais Matheus Pinta, Juninho e Kelvi Geovani, os opostos Leandro Vissotto e Paulo, os ponteiros Honorato, Marcus e Arthur Bento e o líbero Maique.
A grande novidade é um velho conhecido de Tambeiro e promete fortalecer o setor ofensivo: o ponteiro cubano Luis Elian, que defendeu o Minas entre 2016 e 2019, e foi o oitavo melhor atacante da última Superliga, pelo Funvic Natal. O oposto André Saliba, outro que retorna ao clube, e o levantador Rhendrick, que chega após se sagrar campeão pelo Sada/Cruzeiro, também foram contratados.
Como de costume, os jovens talentos da base minastenista lutarão por espaço. Por isso, olho na evolução de Arthur Bento, de apenas 18 anos e destaque da Seleção Brasileira sub-21. O garoto entrou bem durante as finais da última Superliga e será uma opção importante para o treinador.
Posição na última Superliga: 2ª.
Reforços contratados: Luis Elian (ponteiro), André Saliba (oposto) e Rhendrick (levantador).
Quem teve o contrato renovado ou subiu da base: William (levantandor), Matheus Pinta (central), Juninho (central) e Kelvi Geovani (central), Leandro Vissotto (oposto) e Paulo (oposto), Honorato (ponteiro), Marcus (ponteiro) e Arthur Bento (ponteiro) e Maique (líbero).
Quem saiu: Michael Sánchez (Farma Conde/São José), Leozinho (Montpellier-FRA), Everaldo (Vôlei Renata), Felipe Varela (Vedacit Guarulhos), Gustavo Orlando (Uberlândia) e Matheus Silva (Montes Claros/América).
Estrangeiros: Luis Elian (Cuba).
Técnico: Nery Tambeiro.
Competições previstas no calendário: Campeonato Mineiro, Copa Brasil, Superliga e Mundial de Clubes.