
Itambé Minas recorre à ginástica artística na preparação do elenco
O Itambé Minas recorreu a elementos da ginástica artística na preparação para a temporada 2025/2026. O técnico Guilherme Novaes se inspirou no sul-coreano Young Wan Sohn, que dirigiu o clube nas conquistas do tricampeonato brasileiro (1984, 1985 e 1986) e no bicampeonato sul-americano (1984 e 1985).
– A ginástica é uma modalidade básica para todos os demais esportes. Por isso, optamos por incluir alguns elementos da ginástica artística na pré-temporada do vôlei. Em conjunto com o técnico Antonio Lameira e todo o departamento de ginástica, obtivemos ótimos resultados com as sessões de treinos que realizamos no Ginásio de Ginástica do Minas I. Os atletas tiveram a oportunidade de adquirir uma base motora e física que vai ajudá-los ao longo de toda a temporada – explicou Novaes.
O treinador da ginástica artística do Minas, Antonio Lameira, destacou como a modalidade pode ajudar os atletas do Itambé Minas dentro das quadras.
– Tiramos os atletas do vôlei da zona de conforto, principalmente porque com a ginástica eles tiveram novos estímulos e exigências físicas muito diferentes do que estão acostumados. Trabalhamos capacidades coordenativas, como o “core”, pliometria, força e flexibilidade. Esses e outros aspectos vão transferir para as quadras na hora de realizar um saque, um bloqueio ou um ataque. Foi um intercâmbio de sucesso entre as modalidades – explicou Lameira.
Reforço da base para a estreia no Mineiro
O Itambé Minas tentará colocar o aprendizado em prática na estreia no Campeonato Mineiro, contra o Montes Claros, nesta sexta-feira (5/9), às 19h. A partida será transmitida pelo canal do O Tempo no YouTube e os ingressos estão disponíveis por meio da Sympla.
– Toda estreia gera ansiedade e um aspecto natural é a necessidade de aprimoramento constante, principalmente no início da temporada, mas temos boas expectativas. A equipe do Montes Claros vem renovada, o que dificulta um pouco a análise, então estamos estudando os atletas adversários individualmente. Esperamos fazer uma boa estreia para começarmos a competição com um resultado positivo – afirmou.
Para o primeiro desafio do Mineiro, o elenco do Itambé Minas terá 14 atletas: os levantadores Gustavo Orlando e o jovem Gabriel Gomes, de 17 anos e 1,87m, que subiu da base para substituir Javad Karimi que, atualmente, está defendendo a Seleção do Irã; os ponteiros Djalma, Hugo Hamacher, Renato Pato, Léo Lukas e Diogo dos Anjos; os centrais Bertolini, Michel, Geovane Kuhnen e Matheus Dobkowski; os opostos Abouba e Samuel; e o líbero Rogerinho.