Japão
Home Destaques Japão apresenta turco para comandar a seleção feminina
Destaques - Internacional - Vaivém - 21 de fevereiro de 2025

Japão apresenta turco para comandar a seleção feminina


A Associação Japonesa de Voleibol oficializou, nesta sexta-feira (21/2), Ferhat Akbas como o novo treinador da seleção feminina. A estreia do turco, de 38 anos, no comando do Japão acontecerá na Liga das Nações (VNL), iniciando o trabalho de longo prazo com foco nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.

Akbas é o primeiro estrangeiro no comando da seleção feminina do Japão. Ele substitui Masayoshi Manabe, que liderou o time na conquista histórica da medalha de prata na VNL de 2024. Atualmente, as japonesas estão em sétimo lugar no ranking mundial da FIVB.

– Estou profundamente honrado por fazer parte da rica tradição do vôlei do Japão e extremamente orgulhoso de ser o primeiro treinador estrangeiro da seleção feminina japonesa. Eu entendo perfeitamente a magnitude do desafio que temos pela frente, mas tenho toda a confiança nas jogadoras, na equipe e na federação. Com nossos esforços e dedicação combinados, sei que podemos levar essa equipe a novos patamares. Sinto uma profunda conexão com a cultura japonesa de disciplina, resiliência e trabalho em equipe, e estou comprometido em contribuir para o nosso sucesso. Estou ansioso pela jornada à frente – disse Akbas.

Não será a primeira vez que turco trabalhará com a seleção japonesa. Em 2017 e 2018, ele foi assistente técnico de Kumi Nakada. O Japão será a terceira seleção adulta que ele será o treinador principal. Ele esteve no comando da Turquia, em 2015 e 2016, e a Croácia em 2022 e 2023. Ferhat Akbas está atualmente treinando o Eczacibasi, mas não continuará ao fim da atual temporada.

– Estou extremamente honrado que Ferhat Akbas assumirá o papel de treinador principal da seleção feminina japonesa – comentou o presidente da federação, Shunichi Kawai. – Além de sua extensa experiência como treinador não apenas na Turquia, mas também no exterior em países como Polônia e Romênia, e suas sólidas habilidades de liderança que levaram sua equipe à vitória no Campeonato Mundial de Clubes, Ferhat atuou como assistente da seleção feminina japonesa por dois anos e conhece muito bem as jogadoras e equipes japonesas. Portanto, estou confiante de que ele certamente levará o Japão às Olimpíadas. Trabalharemos em conjunto com a Ferhat para alcançar nossa primeira medalha olímpica desde Londres-2012.