Japão
Home Destaques Japão atualiza plano estratégico para ter “a melhor liga do mundo”
Destaques - Internacional - 9 de outubro de 2025

Japão atualiza plano estratégico para ter “a melhor liga do mundo”


Na véspera da abertura da temporada 2025/2026, a SV.League, a principal liga de vôlei do Japão, apresentou nesta quinta-feira (9/10) um novo plano estratégico para atingir o status de melhor competição de clubes do planeta até 2030.

A atualização foi batizada de “Reborn II” e projeta os seguintes objetivos: um volume de negócios anual de 50 bilhões de ienes (aproximadamente 330 milhões de dólares), uma frequência anual de 2,5 milhões de espectadores, buscando liderar o vôlei mundial em três dimensões: excelência de gestão, impacto social e performance esportiva.

O novo plano se baseia no original “V.League Reborn”, concebido em 2023. Na temporada inaugural 2024/25, a liga do Japão já atingiu um volume de negócios de 24,9 bilhões de ienes, cerca de 165 milhões de dólares, e um público total de 1,12 milhão de espectadores, o dobro do registrado na era anterior da competição.

POSIÇÃO OFICIAL DA LIGA

– No cenário do esporte profissional japonês, muitas organizações ainda seguem um modelo de ‘importação’, trazendo equipes estrangeiras para jogar no Japão. A SV.League, no entanto, busca também uma estratégia internacional orientada à ‘exportação’. Exploraremos colaborações mais profundas com ligas europeias e intensificaremos nossos esforços para nos tornarmos a melhor liga do mundo. Dentro da nossa estrutura organizacional, estamos criando um grupo internacional para acelerar nossa estratégia global. Com os três pilares — excelência de gestão, impacto social e performance esportiva —, seguiremos firmes de acordo com o plano Reborn II – disse Masaaki Okawa, presidente da liga.

– É fundamental definir com precisão o que entendemos por ‘a melhor do mundo’. Para nós, esse conceito se baseia nesses três pilares. Nossos princípios de experiência e nossos slogans de engajamento permanecem os mesmos: ‘Attack the Top’ e ‘Setting the next global standard from here’. Eles não significam imitar outras ligas, mas atuar com a convicção de que a própria SV.League se tornará o novo padrão global. Compartilhamos essa visão com todos os clubes e atletas: ela é nossa bússola nos momentos em que as decisões se tornam difíceis. Continuaremos aperfeiçoando nosso modelo de liga para realmente atingir o mais alto nível mundial – finalizou.

Abaixo os 3 pontos do plano estratégico do vôlei japonês:

Excelência de gestão
A SV.League reforçará a governança, construirá bases operacionais sólidas, lançará novas linhas de negócios e aumentará os investimentos em marketing digital, com o objetivo de alcançar a maior presença de público do mundo e o maior ecossistema econômico do vôlei internacional.

Impacto social
Por meio de suas atividades comerciais e colaborações com comunidades locais, a liga pretende envolver o público em todo o Japão e no exterior, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades e enfrentando questões sociais, movendo “corações e economia”. A expansão internacional, incluindo na Ásia, está entre as prioridades.

Performance esportiva
Aprimorando os sistemas da liga e fortalecendo a cooperação com federações e ligas de todo o mundo, a liga busca se tornar a competição com maior concentração de atletas das seleções nacionais e uma plataforma em que jogadores profissionais de vôlei (japoneses e estrangeiros) possam evoluir.