
Japão: contagem regressiva para início da temporada
A Daido Life SV.League, a principal liga de vôlei do Japão, dará início à sua segunda temporada com a partida de abertura no naipe feminino no próximo dia 10, seguida pela competição masculina, a partir de 24 de outubro.
Com a visão de se tornar a melhor liga de vôlei do mundo até 2030, a competição japonesa atraiu mais de 1,12 milhão de espectadores em sua temporada inaugural. Serão 14 equipes femininas e 10 equipes masculinas, reunindo atletas japoneses e internacionais da Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul.
– Ver os atletas darem o máximo diante de multidões empolgadas durante toda a temporada passada foi realmente emocionante. Tenho certeza de que, também nesta segunda temporada, atletas de nível mundial voltarão a trazer ainda mais entusiasmo à SV.League – disse Masaaki Okawa, presidente da liga japonesa. – Continuaremos a evoluir, acelerar o ritmo e avançar constantemente em direção ao objetivo de nos tornarmos a melhor liga de vôlei do mundo.
Entre nomes presentes no último Campeonato Mundial, a lista de novidades no Japão inclui o francês Brizard, o argentino Vicentin, o esloveno Kozamernik, os poloneses Kurek e Huber, o americano Robinson, entre outros.
Seguem por lá também o cubano Lopez, o brasileiro Lucarelli, o russo Muserskiy, além dos japoneses Ran Takahashi, Yuji Nishida, Masahiro Sekita, Tomohiro Ogawa, entre outros. Entre jogadores que não estavam no Mundial, destaque para os americanos Anderson e DeFalco e o russo Kliuka.
No feminino, Rosamaria segue como uma das referência da liga japonesa, agora acompanhada por Sabrina no Denso Airybees. A elas se juntam a italiana Mingardi, a francesa Gicquel, a búlgara Dimitrova, a polonesa Rozanski, entre outras. Destaques da seleção japonesa, Yukiko Wada e Yoshino Sato seguem na liga local.
FORMATO
No masculino, cada clube disputará 44 partidas (ida e volta), sendo 22 em casa. As seis melhores equipes avançam para os playoffs, com quartas, semifinais e final disputadas em melhor de três jogos. De acordo com a classificação final da temporada regular, os times do terceiro ao sexto lugar jogarão as quartas de final. Líder e vice vão diretamente às semifinais.
No feminino, cada clube também jogará 44 partidas. As oito melhores se classificam para as quartas de final, em melhor de três partidas, assim como semi e decisão. Todos os jogos serão exibidos pelo streaming da VBTV.