Japão leva a melhor sobre a Turquia em 5 sets
Em jogo com muitas alternâncias, japonesas bateram as turcas em duelo direto por classificação
Uma verdadeira montanha russa. Assim pode ser definida a partida entre Turquia x Japão, nesta quarta-feira (28/6), em Bangkok (TAI), pela abertura da terceira semana da Liga das Nações feminina (VNL).
As japonesas venceram por 3 sets a 2, parciais 25-23, 25-23, 21-25, 16-25 e 15-9, dando um importante passo rumo às quartas de final. Agora são seis vitórias, igualando o número das turcas na classificação da Liga das Nações. A diferença está nos pontos, primeiro critério de desempate, com as europeias em vantagem: 20 a 18.
Os times entraram em quadra com novidades na escalação. O Japão deixou no banco a levantadora Nanami Seki, a ponteira Arisa Inoue, a oposta Kotona Hayashi e a central Ayaka Araki, titulares em boa parte da VNL. Do lado turco, Daniele Santarelli começou com Elif Sahin no lugar de Cansu Ozbay no levantamento.
As apostas de Masayoshi Manabe foram acertadas no início, conseguindo abrir 2 a 0, com a impressão de um triunfo até em sets diretos. Mas a Turquia reagiu com Ozbay em quadra, além de Derya Cebecioglu e Ilkin Aydin nos lugares de Hande Baladin e Saliha Sahin. O jogo foi para o tie-break.
Na última parcial, o Japão, com Hayashi e Araki na formação titular, abriu uma vantagem incrível de 9 a 2. As turcas tentaram esboçar uma reação, mas não conseguiram reverter uma desvantagem tão grande.
A ponteira Sarina Koga (agora Nishida) foi a maior pontuadora com 25 acertos, seguida por Mayu Ishikawa, com 19. Pela Turquia, Ebrar Karakurt fez 19, enquanto Zehra Gunes somou 14, seis deles no bloqueio.