
Japão vira e está na semi do Mundial feminino de vôlei
A primeira vaga na semifinal do Campeonato Mundial feminino de vôlei de 2025 é do Japão. Nesta quarta-feira (3/9), a classificação foi garantida com a vitória de virada sobre a Holanda por 3 a 2, parciais de 20-25, 25-20, 22-25, 25-22 e 15-12, em Bangkok, na Tailândia.
As japonesas agora aguardam por Turquia ou Estados Unidos. A definição do adversário acontecerá nesta quinta-feira, a partir das 10h30 (de Brasília).
O JOGO
A partida foi emocionante, com diversos longos rallies e muitas alternâncias. A seleção japonesa mostrou resiliência de sobra para se manter viva no Mundial e sair de vários momentos ruins.
O início das quartas de final foi marcado pelo excesso de erros do Japão. No primeiro set, as asiáticas cederam nove pontos para as europeias. E assim facilitaram demais o trabalho das rivais. Tanto que Nika Daalderop passou em branco na pontuação e mesmo assim comemorou o triunfo na parcial.
No segundo set, as comandadas por Ferhat Akbas pararam de errar, com apenas dois pontos cedidos. E viram Yukiko Wada assumir o protagonismo ofensivo.
O técnico turco também bancou Yoshino Sato, instável no passe e longe dos melhores dias no ataque. Ayane Kitamado foi a escolhida para formar a dupla de ponteiras com Mayu Ishikawa. Mas a passagem durou pouco, já que a Holanda abriu seis pontos de frente no terceiro set, construindo uma vitória tranquila, com Sarah Van Aalen distribuindo muito bem o jogo.
O jogo coletivo holandês merece ser destacado, com todas as atacantes titulares chegando aos dois dígitos de pontuação. Mas o Japão soube sofrer e virou as duas últimas parciais, carimbando o seu passaporte para a semi depois de 15 anos de ausência.
As maiores pontuadoras foram Wada e Ishikawa, com 27 e 23 pontos, respectivamente. A oposta Elles Dambrink marcou 19, um a mais do que a central Eline Timmerman, autora de seis blocks.