
Japão x Turquia: onde assistir, prováveis times e retrospecto
Do lado brasileiro da chave da fase final da Liga das Nações feminina de vôlei (VNL), Japão e Turquia duelarão nesta quinta-feira (24/7), a partir das 11h30 (de Brasília), pelas quartas de final, com transmissão pelo Sportv2, streaming da VBTV e pelo Canal do Web Vôlei no YouTube, sem imagens.
A seleção japonesa, medalhista de prata da VNL do ano passado, teve a terceira melhor campanha da competição em 2025, com nove vitórias e três derrotas. Um bom início de trabalho neste ciclo olímpico com o novo técnico turco Ferhat Akbas, num processo de troca de protagonismo, ao fim da era Sarina Koga.
A oposta Yukiko Wada marcou 180 pontos nas três primeiras etapas do torneio e foi a maior pontuadora do Japão, seguida pela ponteira Yoshino Sato, com 166. Mas é Mayu Ishikawa o termômetro do time, aparecendo entre as melhores da VNL no passe e no saque.
Já a Turquia terminou com oito vitórias e quatro derrotas, deixando uma impressão ruim na última etapa. Sem a capitã Eda Erdem na competição, o time sofre com problemas físicos de Melissa Vargas, Zehra Gunes, Cansu Ozbay, Hande Baladin… E está longe de ser o time que ganhou a VNL na estreia de Daniele Santarelli em 2023.
No ranking mundial, as japonesas ultrapassaram as turcas, assumindo o quinto lugar e empurrando as rivais para o sexto. Nos últimos dois duelos entre elas pela VNL, em 2023 e 2024, o Japão saiu vencedor, ambos no tie-break. Pela competição, desde 2018, foram outros cinco jogos aconteceram, com vantagem turca por 3 a 2.
Confira os prováveis times para o duelo desta quinta-feira:
JAPÃO: Seki, Wada, Ishikawa, Sato, Shimamura, Airi e Fukudome (líbero). Técnico: Ferhat Akbas.
TURQUIA: Ozbay, Vargas, Erkek, Karakurt, Gunes, Kalac e Orge (líbero). Técnico: Daniele Santarelli.