
Jastrzebski encerra tabu na Copa com recorde de público
O Jastrzebski Wegiel, comandado pelo argentino Marcelo Mendez e com o brasileiro Henrique Furtado como assistente, é o novo campeão da Copa da Polônia masculina de vôlei. Na final, neste domingo (13/4), vitória sobre o Zawiercie, vencedor do ano passado, por 3 sets a 1, parciais de 18-25, 25-22, 25-22 e 30-28.
O resultado interrompe por uma série de cinco derrotas consecutivas do Jastrzebski Wegiel em finais da competição, chegando ao seu segundo título. E o feito aconteceu em dia de recorde. Com 14.157 pessoas na Tauron Arena, em Cracóvia, o público se transformou no maior da história do vôlei polonês em competições de clubes. No sábado, durante as duas semifinais, foram registrados 12.305 no jogo 1 e 12.387 pessoas na segunda partida.
Em um dia pouco inspirado do oposto Lukasz Kaczmarek, com apenas oito pontos e 19% de aproveitamento ofensivo, o protagonismo no Jastrzebski Wegiel foi dividido pelos ponteiros. O francês Timothee Carle liderou a equipe com 22 pontos, 20 deles no ataque, com quase 60% de eficiência. Já o astro local Tomasz Fornal colaborou com mais 15, sendo eleito o MVP. Pelo Zawiercie, destaques poloneses na pontuação: o oposto Karol Butryn anotou 19 pontos, seguido pelo ponteiro Bartosz Kwolek, com 18.
Nas semifinais, o agora campeão havia passado pelo Lublin, de Thales e Leon, com uma vitória em sets diretos, com um triplo 25 a 23. Já o Zawiercie derrotou o Varsóvia também por 3 a 0. Agora os mesmos confrontos serão repetidos nos playoffs semifinais do Campeonato Polonês.