Jogadores da Argentina convocam coletiva e protestam contra Federação
Jogadores das seleções feminina e masculina da Argentina convocaram uma coletiva na próxima segunda-feira, às 13h (horário local), para expor problemas com a Feva (Federação Argentina de Voleibol). Parte dos atletas já está em Lima, no Peru, para a disputa do Pan-Americano – o time B será comandado pelo técnico Horácio Dileo, treinador do Vôlei Renata. O torneio masculino começa na próxima quarta-feira, e o feminino dia 7 de agosto.
“Segunda-feira às 13h, jogadores da Seleção Argentina e @LasPanterasARG darão uma coletiva de imprensa no Cenard. Convidamos todos a participarem. Jogadores e ex-jogadores estão esperando por você. É importante ter a sua presença ”, diz o tweet da Associação de Jogadores de Voleibol da Argentina.
Segundo o site argentino Voleyplus, jogadores e ex-atletas devem ler uma declaração na qual levantarão uma série de pontos que tornaram a relação com a federação insustentável nos últimos meses.
Aumento das taxas
Essa decisão foi tomada no último sábado, após uma reunião em que a Federação anunciou o aumento da taxa de transferência que atletas que vão jogar no exterior devem pagar à entidade. No masculino, a taxa subiu de 3 mil para 4 mil dólares. E, no feminino, de 2 mil para 2,5 mil dólares. Os jogadores protestaram (leia os tweets abaixo).
Questões sobre premiação também devem entrar na pauta. Há menos de um mês, a Argentina terminou a Liga da Nações na sétima colocação, quase se classificando para a fase final (final six).
– Os jogadores tentam crescer e terminamos custando mais que os países tops do vôlei mundial. Quando não se tem iniciativa, sempre se toma a saída mais fácil, tirando dinheiro dos bolsos de quem defende o vôlei do nosso país -, escreveu, em sua conta no Twitter, o ponteiro Facundo Conte, campeão da última Superliga com o EMS/Taubaté e recém-contratado pelo Sada/Cruzeiro.
Los jugadores intentan crecer, y terminamos costando mas que los paises top del voley mundial
Cuando no se tiene iniciativa creativa, siempre se toma la salida mas facil, sacando dinero de los bolsillos de quienes defendemos el voley de nuestro pais por la gloria q eso significa https://t.co/mgtW6kbs2n— Facundo Conte (@FacuConte7) June 28, 2019
Difícil entender como los jugadores tienen que pagar los platos rotos de alguien más! ?? https://t.co/wIT2RbKx65
— Luciano De Cecco (@LucianoDeCecco) June 27, 2019
Difícil entender como los jugadores tienen que pagar los platos rotos de alguien más! ?? https://t.co/wIT2RbKx65
— Luciano De Cecco (@LucianoDeCecco) June 27, 2019
Y una vez más los jugadores/as los únicos perjudicados! https://t.co/GSCp3xDkOs
— Yas Nizetich (@YasNizetich) June 28, 2019