Jogos sem música e com homenagens a Ituma na rodada
Liga Italiana anunciou uma série de ações para os jogos do fim de semana
A Liga Italiana feminina de vôlei divulgou uma nota oficial, nesta sexta-feira (14/4), sobre a morte da jogadora Julia Ituma, na última quinta-feira, em Istambul, na Turquia.
Nos jogos do Italiano neste fim de semana, além do minuto de silêncio, as jogadoras entrarão em quadra com uma faixa de luto no braço. Em todos os ginásios será dedicado um momento a Julia, com fotos projetadas nos telões, enquanto uma mensagem passará nas placas de LED. O responsável pela locução vai recordar a atleta e não haverá música nos ginásios nesta rodada nas séries A1 e A2.
– Não é fácil encontrar as palavras, as razões para continuar, para voltar a jogar no nosso caso, perante tragédias que nos aniquilam e nos atingem, de forma imprevisível, repentina, aparentemente sem razão. A notícia da morte de Julia Ituma teve esse efeito, no que parecia uma quinta-feira normal de abril, após uma partida da Liga dos Campeões. Deixou o mundo do vôlei e do esporte italiano dilacerado, atingido pela dor excruciante, chocante, pela perda de uma filha, uma amiga, uma companheira, uma promessa com perspectiva de um grande futuro no vôlei italiano – disse Mauro Fabris, presidente da Liga Feminina:
A nota oficial ainda cita a preocupação para evitar novos casos trágicos como o de Ituma.
– Este trágico acontecimento nos obriga (instituições, clubes, dirigentes, pais, meios de comunicação), a refletir mais, a estudar seriamente a necessidade de se preocupar com o amadurecimento e crescimento pessoal e, depois esportivo, dos jovens atletas. Este é o principal compromisso que a Série A Feminina assume hoje perante este trágico acontecimento. Todos sabemos que tudo isso é insuficiente, mas confiamos que nosso compromisso pode chegar até você onde quer que esteja.
A Liga também oficializou o adiamento do jogo Novara x Chieri, pelas quartas de final do Italiano feminino. Ele foi remarcado para quarta-feira, 19 de abril