Joinville
Home Destaques Joinville bate São José e garante classificação inédita à semifinal
Destaques - Superliga - 11 de abril de 2024

Joinville bate São José e garante classificação inédita à semifinal

Equipe catarinense vence o dono da segunda melhor campanha na fase classificatória por 3 a 1 e vai encarar o Sesi por um lugar na decisão


A última vaga na semifinal da Superliga Bet7k masculina é do estreante Joinville. Em seu primeiro ano na elite do vôlei brasileiro, a equipe catarinense protagonizou mais uma surpresa, com o pior classificado na primeira fase eliminando um favorito. A vítima foi o Farma Conde/São José, dono da segunda melhor campanha geral: 3 sets a 1, com parciais de 28-26, 23-25, 25-23 e 26-24, na Farma Conde Arena, e 2 a 1 de virada na série melhor de três.

O adversário da equipe do técnico Peu, classificada aos playoffs em sétimo lugar, será o Sesi, que avançou em terceiro e, nesta quarta-feira, superou o Araguari por 3 a 1, no jogo 3. A outra semi reunirá Vôlei Renata, que também derrubou os prognósticos ao encerrar a trajetória do Sada Cruzeiro, e Vedacit Guarulhos, que passou pelo Itambé Minas. As datas e horários serão confirmados pela CBV.

O central Thales ficou com o Troféu VivaVôlei de melhor em quadra em uma noite em que o sistema coletivo do time visitante foi superior. O oposto Felipe Roque, do Farma Conde, foi o maior pontuador da partida, com 29 acertos. Pelo Joinville, os ponteiros Honorato e Leozinho marcaram 19 e 17, respectivamente.

O time catarinense foi efetivo na sua virada de bola, em especial com Honorato e Leozinho, mas precisou decidir nos detalhes a vitória no primeiro set, em que o Farma Conde/São José acordou de um início lento. Foram 40 minutos de partida para definir quem sairia na frente.

O time paulista cresceu com Douglas Souza na segunda parcial e conseguiu estabelecer uma vantagem no placar. João Franck, que já vinha sendo o responsável por resolver as bolas difíceis no set anterior, manteve-se efetivo. Os comandados de Carlos Schwanke não tiveram vida fácil, mas empataram a partida nos detalhes.

O jogo mudou novamente no terceiro set. Taticamente, o Joinville foi superior. O Farma Conde se valeu dos ataques de Felipe Roque para se manter próximo no placar, mas a tomada de decisões do time de Peu se mostrou acertada, tanto nos saques quanto nas marcações de bloqueio e nos contra-ataques. O bloqueio paulista assustou na reta final, mas não teve jeito. A equipe catarinense ampliou para 2 a 1.

E a definição do último classificado aconteceu no limite. Os times travaram uma disputa equilibrada no quarto set, mesmo diante do cansaço físico e do desgaste emocional da série. O Joinville chegou a fazer 20-17, mas o São José empatou. A reta final foi nervosa, com erros bobos de ambos os lados, mas coroou a consistência de quem teve melhor desempenho na noite.