
José Roberto sai em defesa de Julia Bergmann: “Eu sou o culpado”
José Roberto ponderou que esse é o primeiro Mundial de Julia Bergmann como titular
Técnico da Seleção Brasileira Feminina de vôlei, José Roberto Guimarães criticou a cobrança excessiva feita por parte da torcida nas redes sociais em cima da ponteira Julia Bergmann, que teve uma atuação irregular na derrota do Brasil para a Itália, por 3 sets a 2, na manhã de sábado (6/7), pelas semifinais do Campeonato Mundial Feminino de Vôlei.
Bergmann terminou a partida com 8 pontos e cometeu ym erro um passe quando o jogo estava 13 a 13 no tie-break, dando o match point para as italianas.
– Eu sou o culpado – disse José Roberto, em entrevista ao Sportv, neste domingo (7/9), depois que o Brasil derrotou o Japão por 3 a 2 e ficou com a medalha de bronze no Mundial de Vôlei. O título ficou com a Itália, que venceu a Turquia na decisão, também em cinco sets.
– Ela (Julia Bergmann) tem que entender que isso vai fazer parte do jogo, que ela vai ser testada, vai passar por essas situações e que ela vai ter que crescer . É uma menina que começou a jogar há pouco tempo. É o primeiro Campeonato Mundial que ela está jogando como titular absoluta. Não é simples a cobrança. Jogou contra o atual campeão olímpico e contra o melhor time do mundo atualmente – completou José Roberto.
A Seleção Brasileira encerrou a temporada de 2025 com duas medalhas: prata na Liga das Nações – perdeu a final para a Itália – e o bronze no Mundial hoje. O time verde-amarelo buscava dois títulos inéditos. O Brasil tem quatro vice-campeonatos na VNL (2019, 2021, 2022 e 2025) e quatro vices mundiais (1994, 2006, 2010 e 2022), além dos bronzes em 2014 e 2025.