
Juiz de Fora vira tie-break tenso e sobe para a primeira divisão
Dono da melhor campanha da fase classificatória da Superliga B masculina de vôlei 2024/25, o Juiz de Fora conseguiu, nesta noite, o acesso para a primeira divisão da modalidade. Jogando em casa, diante de 5.927 torcedores no Ginásio Municipal, os mineiros derrotaram numa partida tensa e equilibrada o Norde, do Ceará, por 3 sets a 2, parciais de 26-24, 23-25, 22-25, 25-18 e 15-13, pelo terceiro confronto da série melhor de três das semifinais.
O adversário do Juiz de Fora na decisão será o Azulim Monte Carmelo, que eliminou o Montes Claros por 2 jogos a 0 na outra semifinal e também garantiu seu retorno para a a elite do vôlei nacional na temporada 2025/26. Os dois times rebaixados da primeira divisão na atual temporada foram Neurologia Ativa, de Goiás, e a Apan/Roll-on, de Santa Catarina.
Depois de um jogo equilibrado, a definição da vaga na elite foi para o tie-break. E a parcial teve de tudo. Os donos da casa saíram na frente, mas os cearenses viraram. Na sequência os dois times reclamaram da arbitragem: o Juiz de Fora depois de um bloqueio ser marcado como fora e o Norde, logo depois, após pedir bola dentro em um ataque. Sem o auxílio do desafio eletrônico, a dúvida em ambos os lances foi enorme. No segundo deles, o clima esquentou entre os jogadores e foi preciso separar alguns deles para evitar uma confusão.
Com 13 a 11 no placar, os visitantes estiveram perto da vitória, mas viraram os mineiros amortecerem os ataques seguintes para a construção da virada. E o ginásio explodiu após o ponto da classificação para a elite.
Juiz de Fora terminou a fase classificatória na liderança isolada, com 13 vitórias em 13 jogos. Nas quartas de final eliminou o Praia Grande. O Norde foi o quarto colocado na primeira fase com 9 vitórias e 4 derrotas e passou pelo Brasília, quinto colocado, nas quartas. A equipe cearense, comandada por Marcelo Negrão, ex-oposto da Seleção Brasileira, campeão olímpico nos Jogos de Barcelona-1992, venceu o primeiro confronto da série, por 3 a 1, em Fortaleza (CE). Juiz de Fora ganhou a segunda partida, semana passada, em seus domínios, por 3 a 0, forçando a decisão de hoje.