Kazan festeja virada nas finais e 7º título russo
Lokomotiv Kaliningrado levou a virada nas finais do Campeonato Russo
O Dínamo Kazan voltou ao topo do Campeonato Russo feminino de vôlei. A equipe se sagrou heptacampeã, nesta segunda-feira (29/4), após vencer o Lokomotiv Kaliningrado por 3 sets 0 (25-22, 25-16 e 25-18), fechando a série final em 3 a 2.
O sétimo título do Kazan veio após uma série difícil contra o Lokomotiv, que contrasta com a facilidade apresentada no jogo decisivo. E a comemoração foi grande do Kazan pois a série esteve quase perdida, quando o time de Ebrar Karakurt, Kseniia Parubets & Cia teve três oportunidades de faturar o troféu no quarto jogo da série. Talvez, a maior virtude do time de Zoran Terzic foi a resiliência.
Ambos os times apresentaram altos e baixos na série final, mas foi o Kazan quem melhor contornou as dificuldades, principalmente com auxílio do banco de reservas. O grande nome da final foi a ponteira italiana Elena Pietrini, maior pontuadora, com 20 acertos (15 ataques, três blocks e dois aces). A atuação da italiana foi abertamente elogiada por Terzic:
– Você sabe que ela teve lesões. Se Pietrini tivesse jogado apenas uma partida conosco durante toda a temporada, e fosse esta última, teria sido suficiente.
A oposta Lukyanova colaborou com 13 pontos, enquanto a dominicana Brayelin Martínez anotou outros nove. Pelo Lokomotiv, Karakurt fez 14 pontos, seguida por Parubets com 11 tentos. O técnico Radoslav Arsov até tentou surpreender o time adversário deslocando Karakurt para a ponta no último set, mas de pouco adiantou.
Confira como ficou a seleção das finais da Superliga Russa:
Levantadora: Polina Matveeva (Dínamo Kazan)
Oposta: Ebrar Karakurt (Lokomotiv Kaliningrado)
Ponteiras: Elena Pietrini (Dínamo Kazan) e Brayelin Martinez (Dínamo Kazan)
Centrais: Angelina Lazarenko (Dínamo Kazan) e Mina Popovic (Lokomotiv Kaliningrado)
Líbero: Alla Galkina (Lokomotiv Kaliningrado)
MARCA BATIDA
Apesar de perder o título, Karakurt marcou um importante recorde na liga. Levando em conta as últimas duas décadas, ela detém, agora, o recorde de mais pontos no campeonato. Com 798 pontos, ela ultrapassou os 784 pontos de Natalya Mammadova em 2013.
Na disputa pelo terceiro lugar, o Dínamo Moscou, de Natália, foi derrotado pelo Leningradka São Petersburgo no quinto e decisivo jogo: 3 sets a 0 (25-23, 25-22 e 25-20).
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei