
Kim encerra a carreira com título na Coreia
O encerramento na carreira da craque Kim Yeon-Koung não poderia acontecer de outra forma: título e MVP. A ponteira ajudou o Heungkuk Life Pink Spiders a conquistar o título do Campeonato Sul-Coreano da temporada 2024/2025 com drama e sofrimento. No quinto jogo da série em melhor de cinco da final contra o Jeong Kwan Jang, vitória por 3 sets a 2, parciais apertadas de 26-24, 26-24, 24-26, 23-25 e 15-13.
“Nunca esquecerei deste momento, do fundo do meu coração”, admitiu a jogadora, que terminou a partida com 34 pontos: 26 no ataque, sete no bloqueio e um no saque. Ela foi eleita a MVP da competição de forma unânime, em votação com jornalistas.
A jogadora de 37 anos havia anunciado no início deste ano que a carreira terminaria ao fim da atual temporada. Kim defendia defendia o Heungkuk desde 2022, quando retornou de uma passagem pelo Shanghai Bright, da China. Por clubes, a ponteira passou por grandes projetos, como Eczacibasi e Fenerbahce, dois gigantes da Turquia.
Na carreira, ela acumulou títulos de Champions League, Campeonato Turco, Copa CEV, Campeonato Japonês, Copa da Turquia, entre vários outros. Pela seleção, Kim é a maior referência de todos os tempos, tendo como última grande recordação a surpreendente quarta colocação nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.
No ano passado, ela realizou um Jogos das Estrelas na Coreia do Sul, reunindo várias atletas internacionais, incluindo a oposta brasileira Sheilla. Kim sempre foi muito próxima de muitos destaques do vôlei brasileiro, como José Roberto Guimarães, Fabiana, Natália, entre outros.