Kiraly assume a seleção masculina dos Estados Unidos
Depois de 12 anos, ele deixa de ser o treinador da seleção feminina
Grande surpresa no voleibol dos Estados Unidos. Karch Kiraly deixa o comando da seleção feminina depois de 12 anos e assume como técnico da masculina para o ciclo Los Angeles-2028. O anúncio foi feita nesta quinta-feira (24/10).
Kiraly entra no lugar de John Speraw, nomeado presidente da Federação Americana de Vôlei no dia 1 de outubro. Speraw atuou por outros 12 anos como treinador principal da seleção masculina.
– Estou emocionado que o maior vencedor dos Estados Unidos irá sair a seleção feminina para liderar a masculina em LA 2028. Tenho total e completa confiança no processo de Karch. Ele tem uma ética de trabalho implacável, intelecto brilhante e é um professor altruísta – disse Speraw.
Kiraly assumiu a seleção feminina dos EUA em setembro de 2012. Mais recentemente, ele liderou o time à medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris. Em 2021, ele ajudou a seleção a ganhar sua primeira medalha de ouro olímpica em Tóquio. Ele também participou da conquista do bronze na Rio-2016.
– As chances de colaborar com algumas das melhores pessoas e jogadoras do planeta – e de representar nosso país enquanto lutamos por objetivos incrivelmente difíceis, como medalhas de ouro olímpicas – são preciosas além das palavras. Por um quarto da minha vida, coloquei tudo o que tenho na seleção Feminina dos EUA; primeiro como assistente, depois como treinador principal. Agora, é hora de novas aventuras e novos desafios – comentou Kiraly.
As americanas ganharam três troféus da Liga das Nações (2018, 2019 e 2021) e o Grand Prix de 2015 sob o comando de Kiraly, que teve um retrospecto de 327 triunfos e 81 derrotas. Antes de se tornar o treinador principal, ele atuou como assistente por quatro anos de Hugh McCutcheon.
– Estou emocionado além das palavras com a oportunidade de treinar a seleção masculina dos EUA. Observei com respeito e admiração todos no programa enquanto buscavam a excelência, tanto no treinamento quanto na competição. Esta oportunidade brilha ainda mais quando me lembro com carinho das nove temporadas que passei como jogador.
Kiraly é considerado um dos maiores jogadores de vôlei de todos os tempos. Ele ganhou duas medalhas de ouro olímpicas no vôlei (1984 e 1988) e uma no vôlei de praia (1996).