Kochanowski
Home Destaques Kochanowski: “Ninguém mereceu mais esse troféu do que nós”
Destaques - Liga das Nações - 5 de agosto de 2025

Kochanowski: “Ninguém mereceu mais esse troféu do que nós”

Central e capitão da Polônia destacou performance crescente do elenco de Nikola Grbić no decorrer da VNL


O central Jakub Kochanowski teve muitos motivos para comemorar a última edição da Liga das Nações (VNL) masculina. Eleito o MVP da competição, ele liderou a Polônia na conquista diante da Itália, em Ningbo, na China. O capitão acredita que o elenco comandado por Nikola Grbic cresceu jogo a jogo e mereceu “mais do qualquer em toda a história da competição” erguer a taça.

Na ausência dos lesionados Bartosz Kurek, Aleksander Sliwka, Tomasz Fornal e Norbert Huber, o atleta de 28 anos assumiu a responsabilidade de liderar a Polônia em quadra. Além disso, garantiu presença no Dream Team da VNL pela terceira vez consecutiva.

– Fomos de vitória em vitória, e com tanto estilo que a cada partida jogávamos melhor e melhor. Erguer o troféu como capitão reserva é fantástico, porque a equipe merece muito. Com a forma como nos construímos desde a partida contra a França em Gdansk até esta final aqui, melhorando a cada jogo, crescemos em confiança. E na final jogamos tão brilhantemente que ninguém nas edições anteriores mereceu este troféu tanto quanto nós nesta – comentou Jakub Kochanowski para a Polsat Sport.

A Polônia frequenta o pódio da VNL há seis edições consecutivas. E Kochanowski desempenhou seu papel em cada uma dessas seis campanhas, conquistando duas medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze. Sua coleção também inclui um ouro no Campeonato Mundial em 2018 e uma de prata em 2022, além de uma prata olímpica nos Jogos de Paris no ano passado, quando ele também fez parte do Dream Team.

O atleta também esteve presente nas conquistas da prata da Copa do Mundo de 2019 e do ouro no Campeonato Europeu de 2023. Ainda foi bicampeão mundial sub-19 e sub-21 em 2015 e 2017, recebendo o prêmio de MVP no segundo.