
LA 2028: Olimpíada permitirá naming rights pela primeira vez
Organizadores anunciaram nesta quinta-feira (14/8) a novidade
Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, será permitirá, em Los Angeles, a concessão de naming rights para locais de competição. Os organizadores da LA 2028 anunciaram nesta quinta-feira (14/8) que a Comcast e a Honda serão as primeiras parceiras dessa iniciativa, criada para ampliar as receitas comerciais do evento.
De acordo com o Comitê Organizador, o programa piloto foi desenvolvido em parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI). A medida autoriza parceiros qualificados a manter os nomes de instalações esportivas já existentes durante as competições e a adquirir novos ativos de marketing.
Além disso, o plano abre espaço para negociar naming rights de até 19 arenas temporárias com patrocinadores da LA28 e parceiros olímpicos. As regras tradicionais de “instalação limpa” continuarão valendo para locais que não participarem do programa.
Entre os primeiros exemplos, a Comcast dará nome ao Comcast Squash Center, no Universal Studios, onde o squash fará sua estreia olímpica. Já o Honda Center, em Anaheim, receberá as disputas do vôlei, tornando-se a primeira arena a preservar sua marca em uma edição dos Jogos.
Segundo Casey Wasserman, presidente da LA 2028, a decisão cria um “novo modelo comercial” para o movimento olímpico. Ele destacou que, normalmente, o COI proíbe exibições de marcas durante as competições e que a mudança reforça a confiança do Comitê Internacional no projeto.
Wasserman explicou ainda que a receita obtida com a venda dos naming rights ficará fora da meta de US$ 2,5 bilhões de patrocínio prevista pela organização. Assim, todo valor arrecadado será adicional ao orçamento.
– Dito isso, achamos que pode ser significativo. É uma plataforma realmente poderosa para que nossos parceiros de marca se envolvam conosco e também com o mundo, porque faz parte da transmissão. O alcance é realmente impressionante – concluiu o presidente da LA 2028.
Por fim, do ponto de vista operacional, manter nomes já conhecidos pelo público, como SoFi Stadium e Crypto.com Arena, deve facilitar a circulação dos torcedores pela cidade durante os Jogos.