Laurent Tillie
Home Destaques Laurent Tillie assume a seleção japonesa
Destaques - Internacional - Vaivém - 25 de novembro de 2024

Laurent Tillie assume a seleção japonesa

Francês vai substituir o compatriota Philippe Blain


A seleção masculina do Japão tem um novo treinador. A Associação Japonesa de Vôlei anunciou, nesta segunda-feira (25/11), o acordo com o francês Laurent Tillie.

Ele assume o lugar do compatriota Philippe Blain, que deixou o comando do time depois da eliminação nos Jogos Olímpicos de Paris, nas quartas de final, depois de um impressionante virada da seleção italiana.

Laurent Tillie tem 60 anos e levou a França ao ouro no vôlei masculino nos Jogos de Tóquio, em 2021. Atualmente ele é o técnico do Osaka Bluteon, primeiro colocado no Campeonato Japonês masculino. Nos Jogos de Paris, ele comentou as partidas para uma TV local e acompanhou de perto o bi consecutivo do filho Kevin.

Para o ciclo Los Angeles-2028, o treinador vai precisar lidar com algumas decisões dos principais atletas japoneses, que pretendem descansar em parte dos próximos quatro anos. Um deles, o oposto Yuji Nishida, é treinado por Tillie no Osaka nesta temporada. Como a maioria das principais seleções da atualidade, o Japão convive ainda com a aposentadoria de alguns atletas mais velhos.

Na carreira como atleta, Laurent Tillie jogou as Olimpíadas de Seul-88 e Barcelona-92. Ele se tornou o técnico da França em 2012 e deixou o cargo após o ouro em Tóquio.