Lays e Lara celebram eficiência do Fluminense no bloqueio
O Fluminense fechou o primeiro turno da Superliga Feminina com 70 pontos de bloqueio, de um total de 408. Os números são impulsionados pelas centrais Lays e Lara, que aparecem no top-10 da competição neste fundamento. A camisa 7 lidera o ranking, com 42 pontos, enquanto a experiente atleta de 35 anos é a nona, com 26.
De acordo com Lays, que em sua primeira passagem pelo clube também conquistou este posto, em 2021/2022, o feito individual é fruto do trabalho coletivo conduzido pelo técnico Guilherme Schmitz.
– Ocupar essa posição me traz muita felicidade, orgulho e satisfação. Me dedico muito pra melhorar cada vez mais no fundamento, tanto na técnica como na leitura de jogo. Além disso, o Guilherme (Schmitz) e toda comissão trabalham muito conosco. Quando o time está organizado em relação a bloqueio e defesa, muitas oportunidades de contra-ataque são criadas e isso faz toda a diferença – disse Lays.
Lara, que também é capitã do Fluminense, reforça o pensamento. Ela ainda revelou que estar bem ranqueada neste fundamento é um projeto pessoal e ainda mais especial pelo fato de não ser tão alta.
– O bloqueio é um fundamento difícil, importante, que envolve muita coisa no jogo e que trabalhamos bastante. Para mim, é especial. Não sou uma central tão alta, então sempre desejei me dedicar e aperfeiçoar buscando evoluir na técnica e na leitura das levantadoras adversárias. Estar entre as principais bloqueadoras é uma meta pessoal, então fico muito feliz e quero seguir evoluindo – disse Lara.
Além de Lays e Lara, o Fluminense conta com a oposta Ariane, com 25 bloqueios, e com a levantadora Pri Heldes, com 18, em destaque. A oposta é a atleta que não atua como central mais bem colocada no ranking, com o 12º lugar, e Pri é a levantadora mais bem colocada, na 21ª posição.
– Um time que bloqueia bem assusta o adversário. A equipe adquire confiança e quem toma um bloqueio não quer tomar dois, três, então tenta sair dessa situação, o que pode mexer com o emocional. Nós trabalhamos muito o fundamento e, com nosso analista de desempenho, estudamos muito os adversário. Acredito que é um combo que está dando certo – finalizou Lara.
O Fluminense fechou o primeiro turno da Superliga em sexto lugar, com 21 pontos, com sete vitórias, quatro derrotas, 25 sets conquistados e 20 perdidos. A equipe carioca abre o returno visitando o Pinheiros no dia 8/1, às 18h30, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo.