Leon
Home Destaques Leon está fora da Liga das Nações. Mundial em risco
Destaques - Internacional - Liga das Nações - 31 de maio de 2022

Leon está fora da Liga das Nações. Mundial em risco

Ponteiro polonês terá de passar por cirurgia no próximo mês


Um dos grandes astros do vôlei mundial e principal nome da Polônia, o ponteiro Wilfredo Leon está fora da Liga das Nações (VNL) e virou dúvida para o Campeonato Mundial. Ele revelou, há poucas semanas, que não estava na sua melhor forma física devido a uma tendinopatia, próximo ao joelho esquerdo, que atrapalhou o seu desempenho na reta final da temporada de clubes, defendendo o Perugia. Após consultar com médicos especialistas na Suécia, Itália e na Polônia, foi entendido a necessidade de intervenção cirúrgica, que ocorrerá na próxima semana.

Por conta disso, Leon já está fora da VNL e terá de correr contra o tempo para atuar no Mundial. Por intermédio de suas redes sociais, o polonês explicou a situação:

“Como vocês provavelmente já sabem, nos últimos três meses eu tenho sofrido dores próximas ao meu joelho esquerdo. Depois de consultar com especialistas na Suécia, na Polônia e na Itália, ficou claro para mim que eu precisava passar por uma cirurgia. Já está marcada para semana que vem e o tempo de recuperação estimada é entre 1,5 e 3 meses. Irei perder a VNL e também existe a dúvida se eu estarei apto para jogar o Campeonato Mundial com a Polônia. É um momento muito difícil para mim porque eu sempre tentei fazer tudo para evitar cirurgias, mas também sei que voltar a treinar com a seleção agora seria muito arriscado e doloroso para mim e minha carreira. Acredito que voltarei mais forte e estarei pronto para lutar pelos troféus nos próximos torneios”, postou Leon.

O estado de Leon é tratado com muita cautela e, a participação no Mundial dependerá como ocorrer a cirurgia na Suécia e o tempo de recuperação necessária. Sebastian Swiderski, presidente da Federação Polonesa de vôlei, falou sobre o caso:

– Espero que ele chegue a tempo para o Campeonato Mundial, mas tudo depende do resultado da operação. Só depois disso saberemos de alguma coisa – comentou.

Sem sua principal estrela, a Polônia se prepara para o início da Liga das Nações 2022. A equipe de Nikola Grbic estreia na competição contra a Argentina, de Marcelo Mendez, no dia 8 de junho, em Ottawa (Canadá).

Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei