Leon
Home Mundial de Clubes Leon vira “coach” de jovens rivais durante o Mundial
Mundial de Clubes - 11 de dezembro de 2022

Leon vira “coach” de jovens rivais durante o Mundial

Cubano naturalizado polonês compartilha experiência com adversários após os jogos


Ao fim da partida entre Perugia e Itambé/Minas, o cumprimento entre os jogadores na rede foi marcado por um longo e caloroso abraço entre Leon e Elian. Nascidos em Cuba, atualmente cidadãos do mundo. O hoje naturalizado polonês é o grande craque do Mundial de Clubes, o melhor atleta do planeta. Já o jovem ponteiro do Minas sonha em trilhar os passos do compatriota e ídolo.

A demonstração de carinho não parou por aí. Após tirar dezenas de selfies e distribuir autógrafos para os fãs presentes no Ginásio Divino Braga, Leon parou para conversar com Elian. Na verdade, não uma conversa. Mas sim uma verdadeira aula. O craque deu dicas sobre comportamento, sobre atuação dentro e fora de quadra. Elian ouviu, concordou e agradeceu.

Marcus, ponteiro brasileiro do Minas, estava ao lado e logo passou a fazer parte da “aula”. Pacientemente, Leon passou seus ensinamentos aos jovens sonhadores, como ele foi um dia. Por cerca de sete minutos, a dupla aproveitou ao máximo os momentos com Leon. No fim, o oposto cubano Herrera, jogador do Perugia, também se juntou para ouvir o companheiro famoso.

– Nós, cubanos, temos uma grande afinidade entre nós. A gente sai da dificuldade, se encontra aqui em outro tipo de mercado e isso faz com que a gente continue tendo esse laço de amizade – contou Elian.

– Eu gosto desta situação de poder ajudar os jogadores mais novos. Sempre falo que estou à disposição para isso: dividir a experiência que tenho com eles. Sempre que tenho essa possibilidade eu faço. Eu explico para eles como foi minha jornada até hoje para tentar levá-los ao nível que estou hoje – revelou Leon.

Por Daniel Bortoletto, em Betim