Liga das Nações de 2020 não será disputada
Decisão será oficializada pela Federação Internacional nesta semana
A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) já decidiu: a Liga das Nações (VNL) não será disputada neste ano, segundo apurou o Web Vôlei.
Antes de bater o martelo, foram ouvidos os integrantes do Conselho da VNL e também do Conselho de Administração da própria FIVB. A oficialização deverá acontecer nesta sexta-feira.
No dia 13 de março, a Federação Internacional havia anunciado o adiamento da competição, prevista para começar em maio, na expectativa de uma melhoria no cenário da pandemia de coronavírus até uma nova decisão. Com a manutenção dos números alarmantes dos casos de COVID-19 em vários países que receberiam as etapas dos torneios masculino e feminino de seleções, a decisão extrema foi inevitável.
As confederações nacionais já estão sendo avisadas e reuniões foram marcadas para discutir a edição de 2021 da Liga das Nações. Como a Olimpíada está marcada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para começar em 23 de julho do próximo ano, terminando em 8 de agosto, a VNL serviria como “aquecimento” para os Jogos de Tóquio, como estava previsto em 2020.
Sem as duas principais competições do calendário, as seleções terão como opção, caso a pandemia entre em um ritmo de desaceleração nos próximos meses, a realização de amistosos, para que que a temporada não seja completamente perdida.
Por Daniel Bortoletto