Liga das Nações (VNL) será disputada em “bolhas”
FIVB fez o anúncio nesta terça-feira
Uma mudança importante foi anunciada nesta terça-feira pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB). A Liga das Nações, também conhecida como VNL, será disputada em 2021 no conceito de bolha, como bem funcionou na retomada da NBA, no ano passado, uma medida preventiva ao coronavírus.
De acordo com a entidade, o “conceito da bolha protegerá a saúde de todos os participantes acomodando todas as 16 equipes por gênero em um país em um ambiente seguro com testes COVID-19 frequentes, minimizando significativamente o risco de transmissão do vírus”.
Uma das marcas registradas da VNL e seus antecessores (Liga Mundial e Grand Prix) era o deslocamento dos participantes em 4 ou 5 viagens pelo mundo antes das finais.
“Com a pandemia de COVID-19 em curso e com restrições de viagens, a FIVB está empenhada em minimizar deslocamentos internacionais e criar um ambiente seguro para proteger a saúde e o bem-estar de todos os participantes”.
A entidade garantiu que as partidas da fase preliminar e as finais serão realizadas em um único local, preservando o formato original do VNL com o mesmo número de partidas por gênero (15).
A FIVB pretende agora avançar as negociações com os interessados para anunciar o país ou países anfitriões e a programação de jogos em fevereiro.