Lopez lidera vitória difícil do Sada Cruzeiro no Mundial
Cubano foi o maior pontuador na vitória sobre o Suntory Sunbirds
O Sada Cruzeiro abriu a participação na edição de 2023 do Campeonato Mundial masculino de clubes com vitória suada. Em Bangalore, na Índia, o ponteiro Lopez liderou o time no triunfo sobre o Suntory Sunbirds (JAP) por 3 sets a 2, parciais de 25-21, 31-29, 28-30, 22-25 e 15-12.
O cubano, com a já conhecida potência no ataque e no saque, foi o destaque da partida, com 31 pontos (e 65% de aprovritamento ofensivo). No primeiro set, foram oito acertos de Lopez, quase o mesmo número de todo o restante do time somado (dez). Com tamanha eficiência do ponteiro, outros destaques ofensivos, como Wallace, quase não apareceram no início. O oposto fez apenas um ponto na primeira parcial.
No segundo set, o equilíbrio foi bem maior. O Sada Cruzeiro, com sua conhecida tática de forçar o saque, errou demais. E viu os japoneses crescerem na virada de bola. O jogo ficou perigoso, mas Lucão deu ponto final em um apertado 31-29 com um ace.
O bloqueio apareceu na metade do terceiro set, fazendo com que o time de Filipe Ferraz abrisse vantagem tranquila de quatro pontos. Mas o rival japonês reagiu em passagem do cubano Alain De Armas pelo saque e foi beneficiado por erros de ataque dos mineiros. O jogo ficou tenso, com os dois times tendo set points. Em um deles, o Sada chegou a comemorar a vitória, mas o desafio mostrou um toque no bloqueio de Cledenilson após ataque japonês. No 29-28, mais dois desafios foram necessários para mostrar que um block japonês fez a bola resvalar em Wallace antes de sair. Na sequência, Lucão foi bloqueado pelo meio, encerrando a parcial.
O revés pesou e os brasileiros fizeram um quarto set bem abaixo, Filipe trocou Rodriguinho por Vaccari, com o titular tendo feito apenas cinco pontos até então. Mas o jogo não mudou. No tie-break, quem entrou foi o levantador Rodrigo Ribeiro. O Suntory chegou a abrir 5 a 2, mas Lopez liderou a reação e a virada. Wallace colaborou com 22 acertos no total.
O Suntory, que vinha embalado pela vitória sobre o Halkbank, na véspera, teve no russo Muserskiy e no cubano De Armas os seus destaques ofensivos. Foram 27 e 14 pontos, respectivamente, para dois dos estrangeiros do time japonês. O ponteiro, inclusive, deixou a quadra lesionado na metade do quarto set.
Nesta sexta-feira, novamente às 8h30 (de Brasília), o Sada Cruzeiro enfrentará o Halkbank em confronto direto pela segunda vaga na semi, já que o Suntory já está classificado. Para os brasileiros, até uma derrota no tie-break basta. Para os turcos, classificação com vitória por 3-0 ou 3-1.