Lucão e Matheus Brasília falam das expectativas para a VNL
Central e levantador estão animados para a última competição antes dos Jogos Olímpicos
O central Lucão e o levantador Matheus Brasília falaram das expectativas para a disputa da Liga das Nações a partir do dia 21 de maio, no Maracanãzinho, Rio de Janeiro. Enquanto a competição internacional não começa, a delegação brasileira se preparou em Saquarema, no litoral fluminense, e na capital, sob o comando de Bernardinho.
Lucão tem experiência de sobra na VNL. Com 38 anos, o atleta é um dos que mais trabalharam com Bernardinho, na passagem anterior pela Seleção.
– É sempre uma honra ser lembrado, representar a Seleção Brasileira, estar aqui treinando com esses jogadores incríveis. Um ano olímpico, um ano onde, mais do que nunca, a gente tem que se preparar ao máximo, 100% o tempo inteiro, para conseguir representar bem o Brasil – afirmou Lucão.
O levantador Matheus Brasília, outro que faz parte do time que se prepara a VNL, falou sobre a presença no grupo em ano de Olimpíada. Ele vem de uma temporada no Farma Conde/São José.
– A convocação sempre é motivo de muita felicidade. Representar seu país, estar entre os melhores do país, sempre é um objetivo de qualquer atleta. Ainda mais a gente falando da Seleção Brasileira com todo histórico, toda trajetória que tem dentro do voleibol mundial, sendo um dos maiores esportes do cenário nacional. Ainda mais com a volta de um técnico referência dentro da modalidade, que é o Bernardo. Então, ser lembrado, ser convocado nessas condições ainda, num ano olímpico, é sempre motivo de muita festa, de alegria. Um sonho, sendo cada vez mais realizado – explicou Matheus.
– As expectativas para a Liga das Nações são de muito trabalho, de evoluir a equipe como um todo, para chegar melhor em Paris. Acredito que o objetivo final sempre será Paris, as Olimpíadas. A Liga das Nações vem como um campeonato preparatório para esse momento. Então é trabalhar, evoluir, deixar as coisas acontecerem para buscar essa vaga tão almejada para Paris – finalizou o levantador.
Lucão, que defendeu o Sada Cruzeiro na última Superliga, também comentou sobre a Liga das Nações, preparação para Paris 2024:
– As expectativas são boas. A gente sabe das dificuldades e da quantidade enorme de equipes que estão lutando pelo mesmo objetivo: primeiro o título da Liga das Nações e, depois, uma medalha olímpica. A gente não tem tempo para errar. É 100% nos treinos, na parte física, na parte técnica, para que nada atrapalhe e para que possamos estar com bastante confiança dentro de quadra e exercer o nosso melhor. Foco máximo. Ano de Olimpíada é sempre um ano especial – concluiu Lucão.
A jornada da Seleção Brasileira na Liga das Nações começará com os seguintes jogos (horário de Brasília):
Semana 1 – Rio de Janeiro
– 21/5 – Brasil x Cuba – 21h
– 23/5 – Brasil x Argentina – 21h
– 24/5 – Brasil x Sérvia – 21h
– 26/5 – Brasil x Itália – 10h
Semana 2 – Japão
– 4/6 – Brasil x Alemanha – 0h
– 6/6 – Brasil x Irã – 0h
– 7/6 – Brasil x Eslovênia – 3h30
– 8/6 – Brasil x Polônia – 3h30
Semana 3 – Filipinas
– 18/6 – Brasil x Holanda – 6h
– 20/6 – Brasil x Estados Unidos – 8h
– 21/6 – Brasil x Canadá – 4h
– 23/6 – Brasil x França – 4h