
Lucarelli está fora do início da VNL para tratar lesão no ombro
Jogador mais experiente da Seleção, campeão olímpico é poupado para evitar agravamento de problema que o prejudicou no Japão
Liderança da Seleção Brasileira e atleta mais velho da convocação do técnico Bernardinho, o ponteiro Lucarelli será poupado do início da Liga das Nações (VNL) para se recuperar de um problema no ombro direito. Integrado ao elenco que estreará na competição contra o Irã, no dia 11 de junho, às 17h30, no Maracanãzinho, o atleta de 33 anos realiza sessões diárias de fisioterapia e não disputará a etapa na capital fluminense.
A avaliação da equipe médica, em conjunto com a comissão técnica, foi de que Lucarelli deve evitar realizar ataques e saques para evitar o agravamento do problema, que afeta o músculo supraespinhal, tendões e ossos. O jogador encarou uma temporada desgastante do outro lado do mundo e ajudou o JTEKT Stings a assegurar o vice-campeonato japonês.
– É uma situação que me prejudicou durante a temporada inteira no Japão. Cheguei em um estágio que preciso de atenção, de um cuidado maior. Médicos, fisioterapeuta, Bernardo e comissão técnica entraram em acordo. No momento, o ideal é eu não atacar nem sacar, porque realmente preciso recuperar a lesão. Se eu começar a treinar e jogar agora, vou continuar lesionado. Não temos uma previsão fechada. Com certeza a primeira etapa não jogarei. Depois, vamos avaliar como o corpo vai responder aos tratamentos – contou Lucarelli, ao Web Vôlei.
O campeão olímpico na Rio-2016 tem papel crucial no processo de renovação da equipe verde-amarela, ao lado do central Flávio, de 32 anos, e do oposto Alan, de 31. Diante da ausência de nomes como o levantador Bruninho e o central Lucão, que também estiveram no topo do pódio na capital fluminense, o ponteiro procura transmitir sua experiência do lado de fora enquanto foca na plena reabilitação.
– Uma lesão no ombro você vai compensando e vai criando vários outros pequenos problemas. É reajustar a posicionamento da escápula, melhorar o problema do músculo, fortalecer outras regiões. É um combo de coisas que precisa ser feito pra estabilizar o ombro poder voltar a treinar sem problemas.
Sem Lucarelli, Bernardinho terá à disposição no início da VNL os ponteiros Adriano, Arthur Bento, Lukas Bergmann, Maicon, Paulo e Honorato. Apesar da ausência, o campeão olímpico se mostrou animado com a performance dos mais novos nos treinos.
– Já são muitos anos na Seleção, mas é sempre muito bom estar aqui. Gosto muito de representar o Brasil. É sempre um sonho, mesmo depois de tanto tempo. Neste ano, temos algumas mudanças. Pessoas que eu vivi toda a minha vida de Seleção não estão aqui, então é um pouco diferente. Mas quando cheguei, fiquei muito feliz de ver o nível do treinamento da galera mais nova que começou a entrar no processo nos últimos dois anos. Dá para ver a evolução deles – disse Lucarelli, confiante na renovação.
– Pensando em Los Angeles-2028, com certeza temos um material muito bom de jogadores. Todo ano a vontade de estar aqui é exatamente isso, o desafio de tentar manter o vôlei brasileiro sempre o mais alto possível – concluiu o atacante.
No Rio, além dos iranianos, o Brasil terá pela frente Cuba, no dia 12 de junho (quinta-feira), às 17h30, Ucrânia, no dia 14 (sábado), às 10h, e Eslovênia, no dia 15 (domingo), às 10h.