
Lucarelli vê Brasil preparado para “primeira guerra”
Capitão destaca preparação intensa para duelo contra a China pelas quartas de final da VNL e comemora "trunfo logístico"
Capitão da Seleção Brasileira, o ponteiro Lucarelli garante que a equipe está preparada para o confronto desta quarta-feira (30/7), às 8h (de Brasília), contra a China, em Ningbo, em busca de uma vaga na semifinal da Liga das Nações (VNL) masculina de vôlei. A partida terá transmissão ao vivo do SporTV2, da VBTV e do canal do Web Vôlei no YouTube.
Líder da fase classificatória, com 11 vitórias em 12 partidas, o time comandado por Bernardinho chega com favoritismo para o primeiro desafio da etapa decisiva. Os donos da casa garantiram vaga apenas como país-sede, após terminarem em penúltimo lugar entre 18 equipes, com apenas três triunfos. A Seleção ainda teve um “trunfo logístico”, já que não precisou sair da Ásia para as finais.
– A preparação está a todo vapor. O fato de termos jogado no Japão na última semana foi muito bom. Já estávamos bem perto, o que ajudou muito, porque sair da América do Sul para a Ásia é sempre uma viagem longa – explicou o ponteiro.
Além disso, Lucarelli ressaltou a mudança de peças na seleção chinesa, o que exigiu um estudo mais detalhado por parte da comissão técnica e dos jogadores.
– O time da China trocou bastante os jogadores, então estamos estudando muitos atletas. Isso dificulta um pouco, porque é um desafio novo. A ênfase da semana foi no nosso time, em melhorar o que podíamos. E é isso: temos que chegar preparados, porque será a primeira guerra – afirmou Lucarelli.
Historicamente, o Brasil leva ampla vantagem sobre os chineses na VNL: são cinco confrontos e quatro vitórias (a única derrota aconteceu em 2022, em Brasília). No encontro entre as equipes na atual edição, em Chicago, o time verde-amarelo venceu por 3 a 0. Quem vencer enfrentará na semifinal o enfrentará o vencedor do duelo entre Polônia e Japão.