Lucas
Home Categorias de base Lucas, filho do campeão olímpico Janelson, é MVP do CBS sub-18
Categorias de base - Destaques - 27 de março de 2025

Lucas, filho do campeão olímpico Janelson, é MVP do CBS sub-18


O Rio Grande do Sul foi o campeão da Divisão Especial sub-18 masculina do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS). Os gaúchos conquistaram a medalha de ouro em Manaus (AM) com uma vitória no tie-break sobre o Rio de Janeiro, parciais de 20-25, 25-14, 25-20, 17-25 e 16-14, e tiveram o MVP da competição, o ponteiro Lucas Righi, filho de Janelson, campeão olímpico em Barcelona-1992.

O ponta/oposto Janelson se destacou nas décadas de 1980 e 1990. Após iniciar a carreira na Sogipa, ele passou por grandes projetos da época, como Pirelli, Banespa e Suzano. Na Itália, defendeu ainda a equipe de Milão. Com a Seleção Brasileira, ainda ganhou uma Liga Mundial e três Sul-Americanos.

Agora Lucas segue os passos do pai. Também ponteiro, começou no Grêmio Náutico União, do Rio Grande do Sul, antes de se transferir para as categorias de base do Sada Cruzeiro.

O treinador da seleção gaúcha comentou a conquista:

– Desde que saiu o chaveamento da competição, vimos que seria muito difícil. E quando classificamos para a semifinal, fortaleceu demais o nosso grupo. Passamos por altos e baixos no início da competição, o que é normal. Na semifinal contra o Amazonas, time da casa, o ginásio estava lotado, mas conseguimos entrar bem concentrados e passamos para a final. Pegamos um grande time, o Rio de Janeiro, e, graças a Deus, tomamos boas decisões e seguimos o plano de jogo. Foi um jogo muito equilibrado, disputado ponto a ponto, foi emoção pura. Fico muito feliz e honrado com esse título – disse Vinícius Fin, técnico do Rio Grande do Sul, eleito o melhor da competição.

Porta de entrada para as competições nacionais, o CBS é disputado pelas 27 federações e reúne 1300 jovens de até 18 anos em suas 12 etapas. Kisy, Julia Kudiess, Thiery, Judson, Maique, Helena, Pietra, Gabriel Bertolini, Rhendrick são alguns nomes que passaram pela competição e hoje jogam a Superliga.

Seleção do sub-18 masculino:

MVP: Lucas Righi (Rio Grande do Sul)
Ponteiros: Lucas Righi (Rio Grande do Sul) e Pedro Guilherme Sousa (Maranhão)
Centrais: João Gabriel de Almeida (Minas Gerais) e Bruno Teixeira (Rio de Janeiro)
Oposto: Lucas Lourenço (São Paulo)
Levantador: Lucas da Rocha (Rio de Janeiro)
Líbero: Cauã Casagrande (São Paulo)
Técnico: Vinicius Fin (Rio Grande do Sul)

Classificação final

1º – Rio Grande do Sul
2º – Rio de Janeiro
3º – São Paulo
4º – Amazonas
5º – Minas Gerais
6º – Paraná
7º – Pará
8º – Maranhão
9º – Santa Catarina
10º – Mato Grosso