
Luís Gustavo lidera Minas em estreia nos Jogos da Juventude
Capitão de 17 anos foi destaque na vitória sobre São Paulo por 2 sets a 1 em Brasília
Com 1,98m de altura e apenas 17 anos, o central Luís Gustavo Ribeiro carrega a braçadeira de capitão de Minas Gerais nos Jogos da Juventude. Mais do que a estatura e a técnica, ele representa a liderança e o espírito de união de um grupo jovem, formado em grande parte por atletas que disputam a competição pela primeira vez.
A estreia de Minas na primeira divisão do vôlei masculino, neste domingo (21/9), foi marcada pela vitória emocionante sobre São Paulo por 2 sets a 1. O time mineiro venceu com direito à parcial de 22-20 no tie-break (demais parciais de 25-20, 23-25), e Luís foi peça central na conquista. Natural de Uberlândia e atleta do tradicional Praia Clube, ele simboliza a ligação entre a base mineira e os jogadores vindos de estados como Tocantins, Rio Grande do Sul e São Paulo.
– Comecei desde pequeno nas categorias de base do que hoje se tornou o Praia Clube. Fui evoluindo. Sempre quis representar muito bem Minas Gerais. E aí o projeto foi crescendo, outros meninos vieram de fora e nos tornamos praticamente uma família. No começo os sotaques eram diferentes e a gente conversava meio esquisito (risos), mas depois tudo foi se acertando e essa convivência é muito boa para o time – contou o capitão.
O clima de acolhimento também se estende fora da quadra. A mãe do jogador, Lidiane Godoy, conquistou o papel de “mãe do time”. Sempre presente, ela acompanha os treinos, leva os jovens em consultas quando necessário e prepara quitutes para os companheiros do filho.
– Todo mundo ama a minha mãe. Ela sempre acompanha os jogos e ajuda todo mundo do time, até levar no médico, porque os meninos estão lá sem os pais. Ela se tornou a mãe do time inteiro – destacou Luís, com orgulho.
Identificado com o clube e com a cidade natal, ele projeta o futuro sem pressa, mas com metas bem claras: seguir no Praia Clube e chegar à seleção brasileira.
– Pretendo seguir no Praia e subir para o time adulto, que teve um investimento recente muito bom. Quero jogar pelo Praia para completar essa jornada desde novinho até o profissional. E certamente visualizo chegar na seleção brasileira. Trabalho para isso – afirmou.